skip to content

Primeira Semana de Prevenção da Sífilis começa a partir de segunda (16)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

Serão oferecidos testes rápidos para sífilis nos Centros de Saúde de Ouro Preto e Mariana, e também em locais específicos dessas cidades, entre 16 e 20 de outubro. A campanha acontece em função do Dia Nacional de Combate à Sífilis. Entretanto, os debates sobre a doença têm se intensificado por causa do aumento do número de casos nos últimos anos. No Brasil, em 2010, foram notificados 1.249 casos de sífilis. Já em 2015, foram notificados 65.878 casos. 

No primeiro dia (16) da campanha, das 9h às 16h, haverá testagem de sífilis para alunos, servidores e para a comunidade externa no Centro de Saúde da UFOP, no Campus Morro do Cruzeiro. 

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que pode ser contraída por relação sexual sem proteção, contaminação sanguínea e da gestante para o bebê. Um dos sintomas iniciais são feridas e manchas pelo corpo, que aparecem e desaparecem em alguns dias, porém a sífilis pode não apresentar sintomas. Sem tratamento, a infecção pode levar à morte. 

Segundo o Ministério da Saúde, em Minas Gerais, entre 2010 e 2016, a Sífilis adquirida (contraída por relação sexual sem proteção ou contaminação sanguínea) predominava no sexo masculino com taxa de 69,4% e de 30,5% para o sexo feminino. Até julho deste ano, o estado registrou 3.729 casos da infecção. 

De acordo com o Ministério Público, em 2015, no país, foram notificados 35 mil casos de Sífilis em gestantes. Já para a Sífilis Congênita, quando o bebê é contaminado no útero da mãe ou durante o parto, foram registrados 19.228 casos. Desse número, 221 bebês morreram. A Sífilis Congênita pode ocasionar várias complicações, por exemplo, pneumonia, anemia, má-formação, acometimento cerebral, entre outras.

Prevenção - Não existe vacina nem medicamento que previnam a sífilis. A única forma de prevenção é o uso de preservativos. 

Diagnóstico e Tratamento - A IST pode ser diagnosticada por meio de um teste rápido, oferecido gratuitamente pelas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento é realizado com a penicilina, mais conhecida por benzetacil. 

Dia Nacional de Combate à Sífilis - Como forma de alertar a população sobre a sífilis, acontece o Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado todo terceiro sábado de outubro. 

Veja também

25 Janeiro 2018

A Área de Saúde Ocupacional (ASO) da UFOP, sede da unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor...

Leia mais

24 Janeiro 2018

A partir da próxima terça (30), são retomadas as aulas de yoga no Centro Desportivo da UFOP (CEDUFOP). Elas acontecerão...

Leia mais

22 Janeiro 2018

13216_cartaz_febre_amarela.jpg Divulgação Orientações para a Vacinação A sala de vacina da Unidade de Saúde da Bauxita (Centro de Saúde da...

Leia mais

4 Janeiro 2018

As práticas de yoga do Centro Desportivo da UFOP (CEDUFOP) retornam na próxima terça-feira (9), às 7h30. As aulas são...

Leia mais