4º Seminário de Internacionalização (SEINTER)

07/11/2018 - 10:00 até 08/11/2018 - 15:00
Realizado dentro da programação do Encontro de Saberes da UFOP, com organização da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT), o evento promove rodas de conversa e palestras com objetivo de proporcionar a troca de experiências culturais e acadêmicas de forma dinâmica e interativa.

As rodas de conversa envolverão 67 alunos regressos de mobilidade e a comunidade acadêmica da UFOP. Cada grupo contará com a participação de 15 alunos da mesma área de conhecimento. Os participantes terão oportunidade de conversar sobre práticas pedagógicas, flexibilização de currículos, aprendizado de novos idiomas e a importância da diversidade.

Haverá duas palestras nesta edição. A primeira abordará o estágio remunerado no exterior e será ministrada por Paula Semer Prado, diretora executiva daInternational Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE). Já a segunda abordará as oportunidades de estudo na França e será ministrada por Renan Oliveira, representante do Campus France Brasil.

IAESTE - A International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE), gerenciada no Brasil pela Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE), promove intercâmbio entre estudantes com vínculo universitário em mais de 80 países, proporcionando experiência profissional em empresas no exterior, com 1 a 12 meses de duração, dentro da área de estudo, com o auxílio de uma bolsa para cobrir as despesas básicas com acomodação, transporte e alimentação. A IAESTE é uma entidade não governamental, apolítica e sem fins lucrativos, membro consultivo da UNESCO, fundada em 1948 pelo Imperial College, em Londres, e presente nos cinco continentes.

CAMPUS FRANCE - O serviço prestado pelo Campus France destina-se a brasileiros ou estrangeiros que moram no Brasil, maiores de 18 anos, que desejam iniciar ou continuar seus estudos na França nas modalidades de graduação, intercâmbio acadêmico, mestrado, especialização, estágio, Au Pair, doutorado ou curso de francês. O Campus France é uma agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, do acolhimento e da mobilidade internacional. Está presente em mais de 110 países. A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.

Centro de Artes e Convenções da UFOP - Ouro Preto