Democracia em Preto e Branco

25/05/2019 - 18:00

O Banana Verde - Encontros de Cinema exibirá o documentário brasileiro "Democracia em Preto e Branco", do diretor Pedro Asbeg. A produção aborda o contexto das manifestações Diretas Já, realizadas no país no início da década de 1980, durante a ditadura militar.

Neste cenário, futebol, música e política se unem em prol da democracia. Para comentar os acontecimentos da época, o documentário lançado em 2014 traz personalidades como Sócrates, Casagrande, Frejat, Paulo Miklos, FHC, Marcelo Rubens Paiva e Ricardo Kotscho.

A entrada é gratuita, com classificação etária de 12 anos.

Para acompanhar toda a programação do projeto, acesse sua página no Facebook ou no Instagram: @bananaverdeencontros.

PROJETO - O Banana Verde - Encontros de Cinema é um projeto de pesquisa e extensão da UFOP. Seu objetivo é ampliar o diálogo entre a Universidade e a comunidade que a acolhe, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, experiências e visões de mundo a partir de análises dos filmes assistidos, após as exibições.

As sessões acontecem semanalmente, e a cada mês o cineclube traz uma temática diferente, visando incentivar discussões acerca de diversos assuntos que permeiam nossa sociedade, como política, cidadania, educação, igualdade de gênero, luta antirracismo, direitos das comunidades LGBTQI+, o cotidiano de pessoas com necessidades especiais, diversidade religiosa, entre outros. Neste mês a temática é "Sociedades em diálogo", que aborda questões como democracia, segregação racial e a luta por direitos.

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) - Sala 103