Fios de Solidariedade

23/10/2019 - 09:00 até 15:00

A sexta edição do Fios de Solidariedade acontece nesta quarta (23), no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. Cortes de cabelos, oficinas, mostra de artesanato e apresentações artísticas são parte da programação para este ano.

Cabeleireiras e barbeiros de Ouro Preto — alguns atuam com o projeto desde a primeira edição — são parceiros do projeto durante todo o ano, com a doação de cabelos. Agora, no evento presencial, eles fazem a ação acontecer doando seu trabalho, realizando cortes de cabelo voluntariamente.

Nesta edição, o evento vai oferecer barbearia masculina e cortes especializados em cabelos afros.  Os cortes para doações de cabelos são gratuitos, e que for arrecadado será entregue a ONG Fio de Luz, que estará presente durante a ação.

“Ser Fios de Solidariedade e fazer a ação presencial é tecer uma rede de apoio, de  amigos e de amor a uma causa. Somos gratos a todos que acreditaram e nos apoiaram desde 2014. É muito bom poder doar uma prótese e ver tantas mulheres felizes”, comenta Rosana Gonçalves, coordenadora do projeto.

Para participar das atividades, principalmente dos cortes, é necessário fazer inscrição pelo formulário do evento: https://forms.gle/MSvrgKxwo3tMMjhR9

APOIO - O evento tem outros apoiadores, tanto da comunidade acadêmica quanto do município. Entre eles estão o projeto Biblioterapia, Coral da UFOP, projeto Humanização da Assistência Através da Arte (Haart), Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop) e Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (Arrop).

Outros apoiadores tornam possível a realização do Fios de Solidariedade: grupo Rosários, Apae Ouro Preto, Centro de Atendimento Dom Luciano (CaDom), Serviço Interprofissional de Atendimento a Mulher (Siame), artesãs de Ouro Preto e consultoras Mary Kay. Comerciantes do bairro Bauxita, onde fica a Universidade, doaram brindes para serem sorteados no dia.

O Fios de Solidariedade acontece na próxima quarta-feira (23), de 10h às 16h, no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP (Iceb).

Confira a programação completa no evento no Facebook.

FIOS DE SOLIDARIEDADE - É um dos projetos do programa Mais Saúde, da UFOP, que faz intervenções na área da saúde. O evento presencial, que completa seis anos em outubro, tem o objetivo principal de arrecadar cabelos para confeccionar próteses capilares, além de receber cabelos já cortados durante todo o ano.

As doações podem ser entregues ou encaminhados ao Centro de Saúde da UFOP para o Fios de Solidariedade. Em Mariana e João Monlevade as doações podem ser entregues nas secretarias dos Núcleos de Assuntos Comunitários e Estudantis (Nace/Prace). Aproximadamente 2 mil cortes são doados por ano.

BANCO DE PERUCAS - Em parceria com a ONG Fio de Luz, foi criado, a partir do programa, o Banco de Perucas da Região dos Inconfidentes, que doa as próteses para pacientes em tratamento de câncer ou para mulheres e crianças que por algum motivo têm a necessidade de usá-las. O Banco começou a fazer doações em maio e, até agora, dez pessoas receberam novas perucas.

Quem precisar ou souber de alguém que necessite das próteses pode entrar em contato pelo e-mail fiosdesolidariedade.ufop@gmail.com para agendar um horário com o serviço psicossocial da UFOP e viabilizar a doação.

Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb)