Webinário “Didática(s), multiculturalismo e saberes”

26/10/2021 - 18:30 até 20:30
Com o objetivo de refletir sobre as abordagens contemporâneas da Didática através de uma perspectiva multi/intercultural crítica e do trabalho pedagógico centrado em projetos, o Webinário Didática(s), realizado pelo projeto de extensão "Portfólio/webfólio de aprendizagem: inovação no processo de ensinar, aprender e avaliar", articulado com a disciplina de Didática, propõe quatro WebEncontros.

Cada encontro propõe uma articulação entre os diversos temas, sendo eles: "A Didática multi/intercultural crítica e o trabalho pedagógico centrado em projetos: (re)construindo caminhos para a reinvenção da escola"; "A função social do ensino e os processos de ensino/aprendizagem na perspectiva inter/multicultural"; "Práticas pedagógicas exitosas muti/interculturais na educação básica – relato de experiências"; e "As relações interativas em sala de aula: o papel dos(as) docentes e dos(as) discentes frente uma prática didática inovadora".

Os encontros contam com a presença de convidados e apresentações e depoimentos de ex-estudantes acerca da relação pedagógica docente, suas influências em sua formação profissional/pessoal e os desencadeamentos em suas práticas docentes atuais.

As inscrições podem ser feitas pelo portal da UFOP Aberta até o último dia do evento, 26 de outubro.

Para maiores informações, acesse o  edital do Webnário.

Confira a programação:

1º WebEncontro, terça-feira, 28/09:
A Didática multi/intercultural crítica e o trabalho pedagógico centrado em projetos: (re)construindo caminhos para a reinvenção da escola.
Abertura: Dra. Inajara de Salles Vianna (UFOP)
Convidada: Dra. Ana Ivenicki (UFRJ)
Moderadoras: Gisele Pereli de Moura Xavier (UFRJ) e Dra. Márcia Ambrósio (UFOP)

2º WebEncontro, terça-feira, 05/10:
A função social do ensino e os processos de ensino/aprendizagem na perspectiva inter/multicultural.
Convidado: Dr. José Carlos Libâneo (UFG)
Moderadoras: Diene Eire Melo (UEL) e Dra. Márcia Ambrósio (UFOP)

3º WebEncontro, terça-feira, 19/10:
Didaticoclofenatomusical: Evandro Heringer (artista popular - BH)
Didaticoportfoliol: Rodolfo Hampe (professor de Educação Física - BH)
Debate: Práticas pedagógicas exitosas muti/interculturais na educação básica no Colégio Pedro II (RJ)
Convidados: professora Gisele Pereli de Moura Xavier (UFRJ) e professor Fabiano Lange Salles (Colégio Pedro II - RJ)
Moderadores: professora Márcia Ambrósio e professor Matheus Guimarães (UEMG)

4º WebEncontro, terça-feira, 26/10:
As relações interativas em sala de aula: o papel dos(as) docentes e dos(as) discentes frente uma prática didática inovadora.
Convidado: Dr. José Pacheco (Universidade de Porto)
O uso da tecnologias na sala de aula: relato de experiência.
Convidado: Me Carlos Alexandre (UFMG)
Moderadoras: Maria Isabel Cunha (UFPeL) e Márcia Ambrósio (UFOP)