Ir para o conteúdo

Programa de extensão da UFOP faz parceria com "A Sirene" em edição especial com crianças atingidas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Vitória Oliveira

A edição especial foi realizada pelo Programa de Extensão "Sujeitos de suas histórias" em parceria com o jornal "A Sirene". O conteúdo do jornal do mês de outubro foi produzido pelas crianças atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão. 

Durante setembro foram realizadas reuniões de pauta, oficinas e dinâmicas para que as crianças atingidas fossem protagonistas na produção do jornal. Além de escolher os temas, elas foram responsáveis pela produção do material, como as entrevistas e o processo da escrita. Todas as atividades foram realizadas pelos participantes do projeto da Universidade e pelos jornalistas da publicação. 

a_sirene_-_copia.png

Vitória Oliveira
Capa da edição produzida pelas crianças

 

A edição produzida pelas crianças foi a de número 42 e pode ser acessada no link.

SUJEITOS DE SUAS HISTÓRIAS - O programa de extensão foi criado em 2015 e está ligado ao curso de Jornalismo da UFOP. Tem o objetivo de situar comunidades de Mariana — moradores da cidade e sujeitos atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão — como cidadãos, protagonistas nos processos de leitura, crítica, produção e circulação de narrativas verbo-visuais, audiovisuais, informativas, educativas e lúdicas. Em 2019, o programa conta com cinco ações extensionistas vinculadas, coordenadas pelos professores André Luís Carvalho e Karina Gomes Barbosa e pela técnica-administrativa Luana Viana.
 
Para os coordenadores do programa e professores do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, "a publicação da edição é uma materialização do que pensamos conceitualmente com o programa: tornar as comunidades atingidas, especialmente jovens, protagonistas das próprias histórias, das narrativas que desejam contar. As pautas que a edição explora, escolhidas pelas crianças e adolescentes, a partir da memória delas e deles, são um resultado disso".
 
Ainda segundo os coordenadores André e Karina, o programa atua nas escolas municipais de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo com objetivo de tornar os e as estudantes protagonistas da comunicação. "Trabalhamos técnicas, conceitos e ferramentas da comunicação com eles e elas, por meio de oficinas, vivências, dinâmicas lúdicas. Nossa atuação tem sido focada em fotografia, em vários formatos do texto jornalístico e audiovisual sobretudo. Assim, eles contam suas histórias do modo que desejam", relatam. 
 
Acesse o site para conhecer mais sobre o projeto. 
 
A SIRENE - Publicado desde 2006, o jornal é produzido pelos próprios atingidos. A publicação, veiculada no dia 5 de cada mês, dá visibilidade aos relatos sobre as dificuldades, denúncias e esclarecimentos para as comunidades atingidas, além da troca de experiências entre os antigos vizinhos. Acesse. Com o apoio de grupos técnicos da UFOP, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de assessorias direcionadas aos atingidos, movimentos sociais e coletivos, o jornal "A Sirene" tem mais de 70 pessoas entre organizadores e colaboradores. 
 
 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais