Criado por Caio Franco em seg, 14/08/2017 - 11:18 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
A UFOP estava movimentada no último sábado (12). Durante toda a tarde, moradores de Ouro Preto e região, servidores e alunos da Universidade puderam vivenciar os espaços do campus Morro do Cruzeiro de maneira diferente. Na 7ª edição do "Campus Aberto", a Instituição promoveu atividades culturais, esportivas e de lazer para a comunidade.
O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Centro Desportivo da UFOP (Cedufop). De acordo com o pró-reitor, Marcos Knupp, este é um evento muito importante para a comunidade universitária, uma vez que "abre as portas do campus". "Nesta edição, especialmente, tivemos um recorde de participantes, pois ela foi realizada junto à Mostra de Profissões", comentou o pró-reitor.
Quem passou pelo evento pôde transitar entre oficinas, feira de doação de animais, espaços para práticas esportivas e muito mais. Também houve quem preferiu utilizar o espaço para descansar e fazer piquenique na grama.
Em um palco próximo ao Centro de Convergência, as bandas Zabumba de Ouro e Maracatrupe animaram o público ao longo da tarde.
04650_img_5361_7259529820457577464.jpg
Outra atividade que agradou a garotada foi o Carro-Biblioteca, projeto de extensão coordenado pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin). Apesar de ser aberto para todas as idades, quem mais aproveitou o espaço foram as crianças. O carro está presente no Campus Aberto desde a primeira edição e, de acordo com a coordenadora executiva do Sisbin, Gracilene Maria de Carvalho, o sucesso entre as crianças se deve ao fato de que há um espaço para contação de histórias. A coordenadora afirmou que "para algumas crianças, principalmente as que estão no ensino público, este é o primeiro contato com os livros".
Os adolescentes e adultos também se divertiram nas oficinas de peteca, vôlei e tênis. E teve também a oficina de futebol americano para crianças e adolescentes.
DOAÇÃO DE ANIMAIS - A 7ª edição do Campus Aberto contou ainda com um estande da Associação Ouro-Pretana de Proteção Animal (AOPA), que, mais uma vez, levou ao evento cães para adoção. Luana Neves, uma das organizadoras da Aopa, comentou que foi um momento histórico, pois os cães trazidos à feira vieram da experimentação da UFOP.
Luana lembrou que, apesar de estarem prontos para adoção, é preciso ter paciência com os cães, pois eles vêm de laboratório e nunca tiveram contato com outros animais ou pessoas.
O evento teve também a participação da feira de agricultura familiar e de uma tenda de saúde.