Assessoria de Comunicação Institucional - ACI

A Assessoria de Comunicação Institucional (ACI) é a responsável pela comunicação interna e externa à UFOP. É também o órgão que produz todo o conteúdo jornalístico divulgado no site da Universidade, na newsletter UFOP Online, enviada semanalmente a toda comunidade acadêmica, e nas mídias sociais.

Dentre os serviços realizados pela ACI, está o relacionamento à imprensa, por meio de envio de releases e sugestões de pauta sobre projetos, pesquisas e ações da Universidade na extensão.

A Assessoria realiza cobertura de eventos da UFOP, incluindo registros fotográficos, e também desenvolve mídias e produtos para fins específicos, como o site Escolha (sobre os cursos de graduação), a Revista Festival (com a cobertura do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana) e outros materiais de apoio à comunicação institucional, como manuais e informativos.

Como solicitar divulgação e serviços à ACI

Toda divulgação da Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) da UFOP é gerenciada pelo Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI), que visa garantir o recebimento, a gestão e a publicação de informações enviadas à Assessoria de Comunicação Institucional (ACI), ao Núcleo de Projetos Gráficos (NPG), à Rádio UFOP Educativa e à TV UFOP.

O acesso ao SACI é simples e permite o acompanhamento de todo o processo de produção e divulgação de informação, evitando atrasos das publicações solicitadas, como notícias, pesquisas, eventos, oportunidades e outras informações relacionadas à UFOP e à comunidade acadêmica.

Veja o passo a passo

• Acesse www.ufop.br, clique na aba Comunicação e escolha “Atendimento à Imprensa” (espaço destinado aos veículos e profissionais da imprensa), caso necessite solicitar informações sobre pesquisas, assuntos e eventos, ou escolha “Solicitação de Divulgação” (espaço destinado a professores, pesquisadores, técnicos-administrativos da UFOP), caso deseje solicitar divulgação de trabalhos, pesquisas, eventos e outras atividades.
  • Para solicitação de divulgação, clique em “Divulgar trabalho”, preencha o formulário e clique em “Divulgar”.
  • O solicitante receberá em seu e-mail um número de protocolo e um código de segurança que correspondem à solicitação feita no SACI
  • Caso haja necessidade de alteração na solicitação enviada, basta acessar novamente a “Solicitação de Divulgação”, inserir o código de segurança e clicar em “Alterar Dados”. É preciso apenas fazer as alterações e gravar. As novas informações chegarão imediatamente ao responsável pela pauta na CCI.
  • Para acompanhar o atendimento à solicitação feita, insira o número do protocolo e clique em “Consultar andamento”. Você terá acesso às pautas criadas e às datas de publicação agendadas nos contatos do jornalista responsável pela elaboração do material. É possível também acompanhar o que foi veiculado na imprensa sobre sua solicitação (clipping).

Ao implantar esse procedimento para solicitações de divulgação, o objetivo da CCI é facilitar o fluxo de informações entre a comunidade e a Coordenadoria, garantindo transparência e acesso aos trabalhos desenvolvidos no setor. Por isso, na aba “Comunicação” também é possível ler os Jornais da UFOP, ter acesso ao material enviado à imprensa, ao banco de imagens da instituição e ao clipping que contém matérias sobre a Universidade publicadas na imprensa.

Contatos:

E-mail: aci@ufop.edu.br