Ir para o conteúdo

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da UFOP ultrapassa mil atendimentos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Os mais de 1.000 atendimentos pelo SIC da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram no período de maio de 2012 a novembro de 2019. O atual balanço representa a democratização das informações e uma participação mais popular na gestão da Universidade. O SIC é a unidade responsável pelo atendimento aos pedidos de acesso a informações registradas na Universidade, envolvendo diversos setores. 
 
As informações mais demandadas foram à Pró-Reitoria de Administração (Proad), à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) e à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), nessa ordem, que juntas correspondem a 82,12% dos pedidos. 
 
O primeiro balanço foi realizado em 2014, quando foram atingidos 100 pedidos. Os assuntos mais requisitados — administração pública, assistência ao estudante e educação superior — não mudaram. As três pró-reitorias são as unidades da UFOP onde os cidadãos buscam informações sobre concurso, redistribuições, bolsas e informações sobre alunos já graduados. 
 
Para o responsável pelo SIC/UFOP, Zenóbio dos Santos Júnior, "parte desse sucesso se deve aos servidores dessas pró-reitorias, que atendem no prazo estipulado". O processo para responder os pedidos se inicia nas unidades responsáveis, com a organização dos dados que são encaminhados para o SIC, responsável por encaminhá-los ao solicitante. Esse processo deve ser feito em até 20 dias, conforme a Lei de Acesso à Informação (LAI), mas o tempo médio de resposta da Universidade é de 11 dias, o que mostra "a organização efetiva e o respeito com o cidadão e a transparência das informações por parte da UFOP", ressalta Zenóbio.
 
O atual balanço mostra que, nesses sete anos e seis meses de funcionamento do SIC, foram realizados 11 pedidos por mês, ou seja, em média, era feito um pedido a cada três dias. Zenóbio enfatiza a importância do "cumprimento de prazos e objetivos em prol do cidadão que almeja informações e dados sobre a UFOP de forma acessível, confiável e atualizada". 
 
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO - a Universidade disponibilizada todas as informações que são públicas, as que são obrigadas por lei e as informações mais pedidas em seu site e no portal de Dados Abertos. Além disso, há uma Carta de Serviços ao Cidadão, com o objetivo de informar aos usuários os serviços disponibilizados pelos órgãos e entidades da UFOP a fim de conferir maior credibilidade e qualidade aos serviços e a sua atuação acadêmica.
 
No mês passado, o responsável pelo SIC/UFOP participou do VI Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil, realizado em Brasília. Além de ajudar a organizar o evento, Zenóbio mediou uma das palestras. Segundo ele, o evento foi importante para melhorar os serviços de transparência da informação, além de apresentar o ranking do nível de transparência pública das melhores universidades. A UFOP ficou em 27º das 63 pesquisadas no ranking geral de 2018.
 
Acompanhe os detalhes do balanço do SIC da UFOP em tempo real. 

Veja também

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais

14 Março 2024

A Coordenadoria de Contratos e Convênios (Cecon) informa que entre 21 e 22 de março vai estar com as atividades...

Leia mais

11 Março 2024

pesquisa_de_disciplinas_2023-2_-_destaque.png A Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas, que tem o objetivo de avaliar as disciplinas e a prática desenvolvida durante...

Leia mais

7 Março 2024

dia_da_mulher_-_destaque.png NPG/Rogério Bibiano Celebrar o Dia Internacional da Mulher é sempre uma oportunidade para refletirmos sobre nossas lutas, valorizando nossas...

Leia mais