Os mais de 1.000 atendimentos pelo SIC da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram no período de maio de 2012 a novembro de 2019. O atual balanço representa a democratização das informações e uma participação mais popular na gestão da Universidade. O SIC é a unidade responsável pelo atendimento aos pedidos de acesso a informações registradas na Universidade, envolvendo diversos setores.
As informações mais demandadas foram à Pró-Reitoria de Administração (Proad), à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) e à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), nessa ordem, que juntas correspondem a 82,12% dos pedidos.
O
primeiro balanço foi realizado em 2014, quando foram atingidos 100 pedidos. Os assuntos mais requisitados — administração pública, assistência ao estudante e educação superior — não mudaram. As três pró-reitorias são as unidades da UFOP onde os cidadãos buscam informações sobre concurso, redistribuições, bolsas e informações sobre alunos já graduados.
Para o responsável pelo SIC/UFOP, Zenóbio dos Santos Júnior, "parte desse sucesso se deve aos servidores dessas pró-reitorias, que atendem no prazo estipulado". O processo para responder os pedidos se inicia nas unidades responsáveis, com a organização dos dados que são encaminhados para o SIC, responsável por encaminhá-los ao solicitante. Esse processo deve ser feito em até 20 dias, conforme a Lei de Acesso à Informação (LAI), mas o tempo médio de resposta da Universidade é de 11 dias, o que mostra "a organização efetiva e o respeito com o cidadão e a transparência das informações por parte da UFOP", ressalta Zenóbio.
O atual balanço mostra que, nesses sete anos e seis meses de funcionamento do SIC, foram realizados 11 pedidos por mês, ou seja, em média, era feito um pedido a cada três dias. Zenóbio enfatiza a importância do "cumprimento de prazos e objetivos em prol do cidadão que almeja informações e dados sobre a UFOP de forma acessível, confiável e atualizada".
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO - a Universidade disponibilizada todas as informações que são públicas, as que são obrigadas por lei e as informações mais pedidas em seu site e no portal de Dados Abertos. Além disso, há uma
Carta de Serviços ao Cidadão, com o objetivo de informar aos usuários os serviços disponibilizados pelos órgãos e entidades da UFOP a fim de conferir maior credibilidade e qualidade aos serviços e a sua atuação acadêmica.
No mês passado, o responsável pelo SIC/UFOP participou do VI Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil, realizado em Brasília. Além de ajudar a organizar o evento, Zenóbio mediou uma das palestras. Segundo ele, o evento foi importante para melhorar os serviços de transparência da informação, além de apresentar o ranking do nível de transparência pública das melhores universidades. A UFOP ficou em 27º das 63 pesquisadas no
ranking geral de 2018.
Acompanhe os detalhes do balanço do
SIC da UFOP em tempo real.