skip to content

Eventos

24/06/2022 - 19:00 até 27/06/2022 - 22:00

17ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

Em sua 17ª edição, a tradicional Mostra de Cinema de Ouro Preto oferece diversas atividades culturais gratuitas para toda a população. Em 2022, o evento traz as temáticas "Preservar, Transformar, Persistir", com o propósito de gerar reflexão e dar visibilidade às produções realizadas por cineastas indígenas, seus processos de criação, memórias, cotidianos, desafios e aprendizados e de reforçar a importância da memória como perspectiva para o futuro e um desafio à preservação. O CineOP é organizado pela Universo Produção com o apoio da UFOP e tem a proposta de apresenta mostras, debates, mais de 150 filmes, atrações musicais, entre outros. Confira a programação. Para mais informações, acesse o site. 
Leia Mais

26/06/2022 - 15:00 até 17:00

Espetáculo: Griô - tambores, princesas e baobás

Griô - tambores, princesas e baobás é uma peça teatral produzida como trabalho de conclusão de curso pelo aluno do curso de Artes Cênicas Saulo Rodrigues. O espetáculo será apresentado na Casa de Cultura Negra, no bairro Alto da Cruz. A peça conta a jornada de uma aranha, Anansi, que sonha possuir as mais belas histórias para contá-las à humanidade. Com inteligência e astúcia, ela desce à Terra para cumprir o desafio dado por Nyame, o Iluminado. Entre pendengas, kizumbas e mandingas, Anansi corre contra o tempo para conseguir completar sua missão.A entrada é gratuita.  
Leia Mais


28/06/2022 - 17:00 até 19:00

Clube de Leitura Carolina Maria de Jesus

O projeto "Clube de Leitura, Diversidade e Convivência Carolina Maria de Jesus" realiza discussão da obra "Metade Cara, Metade Máscara", escrita por Eliane Potiguara. O livro aborda a luta do movimento indígena nacional/internacional, a imigração indígena por violência à sua cultura, e o papel fundamental da mulher indígena no contexto cultural e sua contribuição na sociedade brasileira. O encontro, que será realizado pelo Google Meet, conta com a participação da professora Bárbara Nascimento Flores.  Inscreva-se para participar e receber o link da transmissão por e-mail.O material de leitura pode ser adquirido nas lojas Moína Produções e Pérola Bazar.SOBRE A CONVIDADA - A docente é descendente Maxacali e pertence ao povo Indígena Borum-Kren. Bárbara é especialista em educação ambiental e em desenvolvimento e meio ambiente, além de ser vice-presidente da Associação Cultural da Comunidade Indígena Borum-Kren.
Leia Mais

29/06/2022 - 19:00 até 21:00

7ª e 8ª WebProsas do Programa Pedagogia Diferenciada

O programa, que tem como objetivo apresentar novas propostas educativas de ensino e pesquisa diferenciadas e inclusivas, convida os grupos Pandalelê e Serelepe para os próximos eventos.  O tema central dos encontros são as "brincadeiras e brincadorias". A mediação será feita pela professora Márcia Ambrósio, do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), e pelos alunos Bruna Favarato e Lucas de Vasconcelos.  Haverá emissão de certificado para aqueles que se inscreverem para o evento pela plataforma UFOP Aberta de acordo com as instruções:1º passo: Acesse o site pelo navegador Mozilla Firefox. Clique no link e preencha os campos indicados.2º passo: Depois de ter sua conta de acesso criada (login), inscreva-se no Programa de Extensão, clicando neste link.  Os eventos acontecerão de forma remota pelo canal do programa no YouTube.  O evento é realizado pela UFOP, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e do Departamento de Educação e Tecnologias do Cead, pela Rede Ria e pela Universidade...
Leia Mais


29/06/2022 - 19:00

Seminário de História da Filosofia

O evento de junho do Seminário de História da Filosofia vai ter como tema "Pragmateia em Epicuro". O convidado é o professor Markus Figueira da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Seminário é realizado mensalmente pelo grupo de estudos e pesquisa Ação e Metafísica em Platão e Aristóteles, coordenado pelos professores Gabriel Geller Xavier e Guilherme Domingues da Motta, do Departamento de Filosofia da UFOP. O evento conta sempre com a presença de palestrantes convidados de instituições importantes, integrantes e colaboradores do grupo. 
Leia Mais

29/06/2022 - 19:30 até 21:30

Sessão comentada do documentário "De Olhos Abertos"

O projeto de extensão Polos de Cinema realiza, em parceria com o Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a sessão comentada remota do documentário "De Olhos Abertos", dirigido e produzido por Charlotte Dafol.O curta retrata a história de pessoas em situação de rua, na cidade de Porto Alegre, que produzem e vendem seu próprio jornal, o Boca de Rua. O periódico circula há 20 anos na cidade. O encontro conta com a participação dos professores Ingrid Assis, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Diogo Azoubel, da UFOP, e vai ser transmitido pelo canal do projeto no YouTube. Quem participar das atividades da sessão pela sala do projeto na UFOP Aberta pode emitir declaração de participação. Para isso, é necessário: - cadastrar-se na UFOP Aberta;- inscrever-se na sala virtual do projeto Polos de Cinema;- cumprir as condições de participação (as informações vão estar disponíveis na sala). Para mais informações, acesse.   
Leia Mais


01/07/2022 - 20:00 até 14/07/2022 - 20:00

Exibição do curta "Espírito do lugar" no Cine Vila Rica

O curta-metragem, dirigido por Gabriel Mendes da Costa, é formado por pequenos fragmentos de vídeos, registrados em áreas rurais de Minas Gerais e São Paulo e organizados com base na trilha sonora. A primeira exibição vai acontecer em 1° de julho, às 20h, e será seguida de uma apresentação do violonista marianense Pedro Armond, que fará uma releitura da trilha sonora. A partir do segundo dia, o curta será exibido sempre às 18h. Inspirado no termo em latim "Genius Loci", o título "Espírito do Lugar" se refere a imagens que simbolizam aspectos naturais, de hábitos e da interação humana com o espaço: no caso, a zona rural das cidades velhas do interior do país. Nesse sentido, as imagens e sons se tocam, interagem, criando uma nova interpretação dos espaços físicos, operando como memórias, desejos, sonhos e visões.  
Leia Mais

25/08/2022 - 09:00 até 27/08/2022 - 20:00

1° Simpósio Nacional da Saúde LGBTQIA+

O simpósio é promovido e organizado pela Rede do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) da Fiocruz e pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O evento tem apoio da UFOP, por meio do Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) e da Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto.  Após dez anos da publicação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSI-LGBT), o evento celebra a conquista de direitos e busca fortalecer a luta dos que acreditam na PNSI-LGBT. Com mesas e painéis temáticos, o encontro vai apresentar trabalhos, debates de pesquisas e relatos de experiências desenvolvidas sobre o tema.  Além de propor reflexões críticas sobre experiências de cuidado e formação e fortalecer laços entre pesquisadores, ativistas, trabalhadores e usuários de serviços, a proposta do evento é construir uma articulação ainda mais consistente entre os que defendem um cuidado integral e justo em saúde para a população LGBTQIA +.  Mais...
Leia Mais


d s t q q s s
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30