Depois de quase dois anos com atividades remotas, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) volta ao presencial! Para isso, foi criada a página Retomada Segura, onde você encontra informações para que o retorno seja mais seguro para você, para a comunidade acadêmica da UFOP e para toda a população de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.
Depois de um retorno gradual da comunidade acadêmica, a partir de 15 de março 100% dos técnicos administrativos, docentes e terceirizados voltam aos campi da Universidade. A Instrução Normativa nº 90/2020 (IN 90) trazia algumas condições para que servidores pudessem continuar trabalhando remotamente, mas ela foi revogada e todos devem voltar presencialmente a partir de 6 de junho.
A Reitoria se reuniu com as prefeituras de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. O resultado é que quem ainda não se vacinou ou que tem suspeita de Covid pode ser atendido pelos sistemas municipais de saúde. Veja como.
USO DE MÁSCARAS - Com base nas orientações do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus, o Comitê Gestor divulgou a Nota Orientativa 02 definindo que nos espaços abertos/externos dos três campi da Universidade, como quadras, pátios e espaços descobertos, o uso de máscara de proteção passa a ser facultativo. Já nos espaços fechados e de circulação, como halls, salas de aula, laboratórios e espaços de uso administrativo, o uso da máscara permanece obrigatório.
TESTE POSITIVO - Está disponível no minhaUFOP a aplicação que permite que servidores e estudantes apresentem os testes de covid-19 que tiverem resultado positivo. A confirmação dos casos positivos é importante para o acompanhamento e a adoção de estratégias de cuidado para toda a comunidade acadêmica da Universidade. Veja os procedimentos.
PASSAPORTE VACINAL - Com o entendimento de que a comunidade acadêmica teve condições de acesso a todas as etapas de vacinação, foi definido pelo Cuni que será cobrada a comprovação da imunização aos docentes, técnicos administrativos e estudantes.
A imunização individual foi confirmada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e pelo Comitê Gestor como uma importante ação de proteção coletiva. Por isso, as pessoas que não apresentarem o passaporte vacinal serão impedidas de frequentar presencialmente os espaços acadêmicos e estarão sujeitas às sanções específicas das categorias, quando cabível. Mais informações.
O passaporte já pode ser inserido pelo portal minhaUFOP. Os comprovantes aceitos são o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, expedido pela plataforma Conecte SUS, ou a cópia do comprovante de vacinação. A imunização de todos, por intermédio da vacinação, é considerada o método mais seguro para combater a covid-19 e a ação mais importante de proteção coletiva! Veja o passo a passo.
Quem ainda não se vacinou ainda pode se imunizar contra o coronavírus.
DOCUMENTOS IMPORTANTES - Para se preparar para a volta, você precisa ter por perto dois importantes documentos, e consultá-los sempre que necessário: o Protocolo de Biossegurança e o Plano de Contingência.
O Protocolo de Biossegurança da UFOP foi elaborado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Universidade para reunir informações que ajudem nas discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento das atividades acadêmicas que necessitem ser realizadas presencialmente, mesmo antes da retomada total.
Já o Plano de Contingência, que está em sua segunda versão, foi elaborado pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência para a Covid-19, com apoio da Administração Geral e do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, e aprovado pelo Cuni em novembro de 2021. Ele traz todo o planejamento para a retomada segura e as orientações para que cada um cumpra seu papel neste momento.
A partir destes documentos, o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus deu as orientações necessárias para um retorno seguro.
Nesta página, serão reunidas as informações que você precisa para garantir que esse trabalho seja colocado em prática. Compartilhe com amigos e colegas que fazem parte da nossa comunidade.
CONTEÚDO DA RÁDIO UFOP - Ouça na playlist:
CONTEÚDO DA TV UFOP - Acesse abaixo: