Ir para o conteúdo

Retorno presencial é tema de reunião da Reitoria com Prefeitura de João Monlevade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução
Em reunião nesta quarta (9), representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) conversaram com gestores da Prefeitura Municipal de João Monlevade sobre o retorno presencial das atividades da Universidade, marcado para a próxima terça (15). Já foram realizadas reuniões com as prefeituras de Ouro Preto e de Mariana.
 
Representando a UFOP, participaram do encontro a reitora Cláudia Marliére, o vice-reitor Hermínio Nalini, o pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Pereira, e o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), Thiago Augusto de Oliveira Silva. Atenderam a Universidade o prefeito Laércio Ribeiro, a secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, e o secretário de Obras, Eduardo Bastos.
 
Entre as questões abordadas, estava a vacinação dos integrantes da comunidade acadêmica que querem voltar ao presencial mas ainda não estão com o ciclo vacinal completo. Na UFOP, será obrigatório apresentar o comprovante com as duas doses ou a dose única do imunizante. Para conseguir atender à demanda pelas vacinas, a prefeitura solicitou um levantamento das pessoas que podem precisar se vacinar na cidade.
 
Outro pedido da Universidade foi a disponibilização de testes de Covid-19 para pessoas da UFOP que apresentarem sintomas. A secretária de Saúde afirmou que esse pedido pode ser atendido, já que o município recebeu exames e, atualmente, consegue testar mesmo quem não apresenta sintomas da doença.
 
A terceira demanda foi em relação ao transporte, já que, com a chegada dos estudantes à cidade, há preocupação quanto ao aumento no volume de pessoas que utilizam os ônibus de João Monlevade. A prefeitura também está tranquila em relação a essa questão, pois é ela que gere o transporte escolar gratuito a que têm direito todos os estudantes do município.
 
OUTRAS PARCERIAS - Além das questões relacionadas ao retorno presencial, foram abordadas outras parcerias entre a Universidade e a Prefeitura, como o Festival de Inverno, que teve eventos no município em suas últimas edições e que incluiu a cidade em seu nome em 2019, quando passou a se chamar "Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade".
 
A secretária de Saúde agradeceu pela ajuda na produção dos boletins epidemiológicos da cidade. "Vivemos períodos muito difíceis e essa parceria foi muito boa".
 
Novas possibilidades de trabalhos em conjunto podem surgir da conversa desta quarta. O prefeito Laércio Ribeiro falou sobre o estágio que os estudantes de Medicina da UFOP estão fazendo no Hospital Margarida. "O hospital não é da prefeitura, mas colocamos a nossa rede à disposição da Universidade. Essa parceria pode ser muito interessante para todos nós". O secretário de Obras, Eduardo Bastos, também disse que a Prefeitura pode ajudar a Universidade quando forem necessários pequenos reparos ou capina do terreno do Icea.
 
Em tempos de cortes orçamentários, a reitora lembrou a importância de trabalhar junto com as prefeituras, como tem sido feito nas últimas semanas, para garantir um retorno com segurança para estudantes, servidores e para as comunidades onde a UFOP está inserida, destacando que "as instituições, principalmente as públicas, precisam trabalhar juntas, e a gente está à disposição para aquilo que está ao nosso alcance para contribuir".

Veja também

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais