Ir para o conteúdo

Alô, Pediatria! traz orientações sobre cuidados com os bebês

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Gabriella Visciglia/Gláucio Santos
Orientações sobre os cuidados com os recém-nascidos é a proposta da primeira temporada do programa de rádio “Alô, Pediatria!”. Em 11 episódios, a produção apresenta temas relacionados a aleitamento materno, regurgitação (golfada após mamada), cólica, doação de leite, entre outros. 
 
Os programas de curta duração são apresentados no formato de diálogo pelos estudantes de Medicina da UFOP, Breno Faria, Gabriel Pessoa, Kamylla Versiani, Maria Eliza Romeros e Maria Teresa Sol, que interpretam pais e mães em busca de orientações para cuidar de seus filhos recém-nascidos em consultórios médicos. 
 
A proposta foi selecionada no edital 01/2017, aberto pela Rádio UFOP no início do ano, para a seleção de colaboradores da Instituição para a produção de conteúdo público e educativo. Durante a produção dos programas, a equipe da emissora colaborou com a concepção do projeto de rádio, com orientações sobre o texto radiofônico, produção de vinhetas, captação de áudio, edição e sonoplastia. Algumas das atividades foram realizadas na sede da emissora e outras na internet, por meio da plataforma Google Drive, que permite a construção colaborativa de textos. 
 
Para Breno Faria, a produção de conteúdos na UFOP Educativa permitiu uma visão mais simples de como passar informações técnicas para os pacientes: “Foi uma atividade totalmente inusitada, que fugiu muito dos padrões acadêmicos, e contribuiu muito para o currículo de cada um, porque a gente usa muito a linguagem médica nos atendimentos. Quando a gente produz através da linguagem radiofônica, nós percebemos o quão difícil é passar informações técnicas em uma linguagem de acesso fácil para todo mundo”, relata Breno.  
 
A idealizadora do projeto de extensão e do programa de rádio, professora Aline Joice Nicolato, destaca a sua expectativa com o conteúdo produzido pela equipe: “É uma possibilidade de expandirmos as informações relevantes que temos e que são dadas aos pacientes dentro do consultório. Essa é uma forma mais ampla de podermos abarcar mais pessoas e, assim, possibilitar um maior acesso à informação”. O Alô Pediatria! é resultado do projeto de extensão "Saúde no Ar: informação em saúde pelas ondas do rádio". 
 
Depois dos recém-nascidos, Alô, Pediatria! deverá voltar à produção com orientações para outras faixas etárias, incluindo também o público infanto-juvenil, no segundo semestre acadêmico de 2017 da UFOP. 
 
Programa “Alô, Pediatria!” 
 
 
 

equipe_do_alo_pediatria.jpg

Divulgação
Equipe do programa Alô, Pediatria!
 
Ficha técnica “Alô, Pediatria!” 
Redação e apresentação: Breno Faria, Gabriel Pessoa, Kamylla Versiani, Maria Eliza Romeros e Maria Teresa Sol. 
Captação de áudio e edição: João Lucas Palma/Rômulo Ferreira 
Sonoplastia: Simei Gonderim 
Direção de produção de rádio: Danilo Nonato e Gláucio Santos 
Produção: Projeto de Extensão Saúde no Ar: informação em saúde pelas ondas do rádio 
Coordenação geral: Professora Aline Joice Nicolato 
Realização: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP 106.3 FM 
Universidade Federal de Ouro Preto

 

Veja também

18 Março 2024

Produzido em parceria entre a Rádio UFOP e o programa de extensão "Âmbar Citologia Ginecológica", vinculado à Escola de Farmácia...

Leia mais

22 Dezembro 2023

Para encerrar 2023, a TV UFOP produziu um vídeo que retrata os nossos olhares. Na produção, os narradores perguntam "O...

Leia mais

20 Dezembro 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza o resultado final do edital referente ao processo seletivo de bolsistas. Os candidatos em...

Leia mais

18 Dezembro 2023

Diferentes pessoas, culturas e linhas de pensamento; encontros, tensionamentos e parcerias; produção de conhecimento. Tudo isso e muito mais tangencia...

Leia mais