skip to content

Programa na Rádio UFOP aborda questões da psiquiatria humanizada

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Gláucio Santos
O programa "Abertamente", produzido pelo professor e psiquiatra Ricardo Moebus, do curso de Medicina da UFOP, estreou esta semana na Rádio UFOP. Inicialmente, são cinco produtos de curta duração que discutem a importância do paciente diagnosticado com transtornos mentais. O professor explica que a Psiquiatria se desenvolveu no século XIX, até meados do século XX, com o conceito de Parque Hospitalar Manicomial. “Eram grandes hospitais que se propunham a tratar os portadores de transtornos mentais, mas que em geral criavam mais isolamento social, ou até encarceramento, do que real tratamento”, explica. 
 
Ainda no século XX, a partir da década 1950, teve início um intenso movimento social, abrangendo inúmeros países, questionando os métodos psiquiátricos. A proposta era que os tratamentos fossem mais humanos, democráticos, cuidadosos e, preferencialmente, abertos. “Buscou-se a invenção de novos serviços que pudessem superar e substituir os antigos hospitais psiquiátricos, constituindo preferencialmente uma rede de cuidados funcionando de forma integrada à vida social". 
 

prof_ricardo_2.jpg

Divulgação
Professor e psiquiatra Ricardo Moebus conduz o "Abertamente"
 
Em diálogo com esse novo conceito de tratamento, a proposta de um programa radiofônico que abordasse a temática acabou sendo selecionada pela Rádio UFOP, por meio do edital 01/2017. No final do primeiro semestre, a ideia foi submetida e aprovada na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade e conta com a participação de uma estudante bolsista. Já foram produzidas cinco edições do programa, conduzido por Ricardo. 
 
O professor destaca ainda que novas produções serão lançadas nos próximos meses. O público ouvinte poderá participar enviando perguntas para o e-mail: ufopabertamente@gmail.com/. Os nomes não serão citados no programa de rádio. Para baixá-lo, basta clicar com o botão direto e salvá-lo em seu dispositivo. 
 
Programa "Abertamente":
 
 
 
Ficha técnica "Abertamente":
 
Produção e Apresentação: professor Ricardo Moebus
Captação de áudio e edição: João Lucas Palma
Sonoplastia: Simei Gonderim
Direção de rádio: Danilo Nonato e Gláucio Santos
Realização: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP 106.3 FM
Universidade Federal de Ouro Preto

Veja também

18 Setembro 2017

A TV UFOP lança mais um vídeo da campanha "Toda Forma". Desta vez, a temática é o Setembro Amarelo. O...

Leia mais

12 Setembro 2017

Contos de Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, foram utilizados pela Rádio UFOP para a produção...

Leia mais

12 Setembro 2017

Estudantes de Medicina da UFOP produziram 12 programas de rádio, de curta duração, com o objetivo de conscientizar a população...

Leia mais

5 Setembro 2017

Luz, Câmera e Ação. O bordão utilizado para descrever parte do processo de gravação de uma cena não se aplica...

Leia mais