Ir para o conteúdo

Rádio UFOP celebra 19 anos com projeto de construção de sua memória

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Gláucio Santos
Em depoimentos de curta duração, professores, técnicos-administrativos, estudantes e profissionais da Comunicação Social narram suas experiências com o rádio e com a Rádio UFOP Educativa. As pílulas “Memória, minha experiência com o rádio” começaram a ser veiculadas no mês de julho na grade da programação da emissora e disponibilizadas no portal da Universidade Federal de Ouro Preto. A produção marca o aniversário de 19 anos da emissora, criada em 21 de agosto de 1998. 
 
A iniciativa integra o projeto “Memória Rádio UFOP”, que surgiu de forma embrionária no ano de 2015, com o objetivo de investigar o quantitativo de estudantes bolsistas diretamente ligados à emissora ao longo de sua história. No primeiro levantamento daquele ano, apuraram-se 46 nomes, e agora os registros chegam a 60. 
 
De forma paralela, a equipe da Rádio trabalha na criação do inventário dos programas. A base da investigação são entrevistas com os antigos e atuais bolsistas, técnicos-administrativos, professores, gestores, estudantes de projetos de extensão e de programas de educação tutorial e outros colaboradores, para conhecer suas histórias de relação com a UFOP Educativa. Os dados coletados servem de base para a produção de matérias para o site e também para o “Memória, minha experiência com o rádio”, que reúne até o momento 32 depoimentos. 
 

radio_mosaico.jpg

Arquivo da Rádio / Arte: Roberta Bragança
 
Também é realizado o inventário da discografia da Rádio UFOP, que tem muitos programas gravados em fitas K7 e VHS, de quando a emissora operava apenas no sistema analógico. O técnico de captação de áudio, editor e sonoplasta, Simei Gonderim, comenta que, infelizmente, parte dos dados não poderá ser recuperada, porque naquela época era comum a gravação de programas em uma mesma fita. Sobre o material ainda preservado, o coordenador de programação da emissora, Danilo Nonato, explica que “a expectativa é de que seja digitalizado e disponibilizado nos arquivos digitais e para acesso dos ouvintes na internet”. 
 
Outra ação para a construção da memória da Rádio é a compilação de parte desses dados, em forma de texto, em um único arquivo, que ficará disponível para acesso dos futuros colaboradores. Isso permite que as novas gerações conheçam parte do trabalho desenvolvido ao longo desses anos e até mesmo curiosidades relacionadas à emissora. “A investigação nos permitiu, por exemplo, saber que o programa 'ShivaOm' foi criado em 1998 - sendo um dos mais antigos da emissora. 'O Choro é Livre' é produzido desde 2001 e as pílulas 'Memória da Ciência e Técnica' e 'Minuto Astronômico' contam com mais de 200 edições. Todos continuam em produção e veiculados na grade da emissora. Este é apenas um trabalho inicial, com várias etapas à frente, para a construção da memória desta emissora, que se dedica, há quase duas décadas, a produções de caráter público e educativo”, explica o jornalista e idealizador do projeto, Gláucio Santos. 
 
“Memória Rádio UFOP” conta com o apoio sistemático do corpo técnico da emissora, composto por Danilo Nonato, Simei Gonderim e Rômulo Ferreira, e com a atuação dos estudantes bolsistas João Lucas Palma, Gabriella Visciglia, Larissa Lana, Karine Bibiano, Rodolfo Simões e Vitor Maia. Inicialmente, contribuíram Gabriela Vilhena, Glauciene Oliveira, Marina Lopes e Suzane Pinheiro. 
 
Confira abaixo, alguns dos depoimentos produzidos pela equipe da Rádio UFOP. 
 
PROFESSORES DA UFOP 
 
 
 
TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DA UFOP 
 
 
TÉCNICOS - FEOP 
 
 
ESTUDANTES 
 
 
Ficha Técnica Memória - Minha Experiência com o Rádio 
Estreia: 12.07.2017 
Pesquisa/Reportagem: Gabriella Visciglia 
Edição: João Lucas Palma 
Sonoplastia: Simei Gonderim 
Apoio técnico: Danilo Nonato, Gabriela Vilhena, Glauciene Oliveira, Larissa Lana, Marina Lopes, Rômulo Ferreira, Vitor Maia, Suzane Pinheiro. 
Concepção de projeto: Gláucio Antônio Santos 
Supervisão de Radiojornalismo: André Luís Carvalho 
Realização: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP -106.3 FM 
A emissora é uma concessão da Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (Feop).
 

Veja também

18 Março 2024

Produzido em parceria entre a Rádio UFOP e o programa de extensão "Âmbar Citologia Ginecológica", vinculado à Escola de Farmácia...

Leia mais

22 Dezembro 2023

Para encerrar 2023, a TV UFOP produziu um vídeo que retrata os nossos olhares. Na produção, os narradores perguntam "O...

Leia mais

20 Dezembro 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza o resultado final do edital referente ao processo seletivo de bolsistas. Os candidatos em...

Leia mais

18 Dezembro 2023

Diferentes pessoas, culturas e linhas de pensamento; encontros, tensionamentos e parcerias; produção de conhecimento. Tudo isso e muito mais tangencia...

Leia mais