skip to content

Tocha Olímpica marca sua passagem por Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Iris Jesus
O revezamento da Tocha Olímpica teve início no começo do mês e após 37 cidades, chegou a Ouro Preto na sexta (13). Moradores e turistas ocuparam as ruas na expectativa de ver o fogo olímpico passando pela cidade. O clima dos Jogos Olímpícos estava espalhado pelas ladeiras da cidade histórica em um percurso de 19 pontos, terminando na sacada do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, com muita música e festa.
 
Dentre os condutores oficiais, seis são membros da comunidade acadêmica da UFOP: a aluna de Educação Física Lourdes Fernandes, ou Lurdinha como é conhecida; o aluno Mateus Xavier, que faz mestrado no Núcleo de Geologia (Nugeo); o aluno de Educação Física Bruno Pedroso; o professor de Educação Física, Paulo Ernesto Antonelli; o professor do Cead, Daniel Clark Orey, e o professor do curso de Museologia, Gilson Antônio Nunes. Os participantes foram convidados ou selecionados a partir de indicações da comunidade, no ano passado. 
 
Estudantes da UFOP
Lurdinha é atleta profissional há mais de 15 anos e possui uma vasta experiência, colecionando mais de 600 títulos na carreira. A atleta fez o percurso pela Rua da Flores, e ovacionada pelos que estavam presentes, confessou “É uma emoção que não tem como explicar. É um dos momentos mais felizes da minha vida”.
 
 
 
 
 
Com o mesmo sentimento, Mateus, que foi o quinto condutor, assume que poder compartilhar o espírito olímpico com tantas outras pessoas foi sensacional. Ele ainda explica que foi convidado a carregar a tocha devido a sua página no Facebook "Meu amigo diabetiquinho". Lá, o mestrando conta sua experiência com o diabetes, que rapidamente ganhou muitas visualizações. “Nos vídeos, eu falo sobre tudo que passei ao longo da minha vida, detalhe por detalhe. Foi então que várias pessoas começaram a me enviar mensagens e resolvi criar a página pra poder compartilhar com essas pessoas tudo que eu sabia: novos tratamentos, sintomas de descontrole, receitas diet e por aí vai", relata.
 
Também aluno da Ufop e professor de Taekwondo, Bruno Pedroso foi convidado pela Secretaria de Esportes de Ouro Preto pelo trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes da cidade - que também estiveram presentes no revezamento da tocha acompanhando-o. Segundo Pedroso, foi uma honra, sem comparação, a oportunidade de levar a tocha. "Poder representar o Taekwondo, o meu mestre, meus alunos e minha familia no revezamento e ter meu trabalho reconhecido fazendo parte do Espirito Olímpico, utilizando da arte marcial um caminho para a construção do caráter educador social dos praticantes, foi inacreditável", finaliza.
 
Após a passagem por Ouro Preto, a Tocha Olímpica seguiu para Itabirito e terminou o dia no Instituto Inhotim, em Brumadinho - MG. 
 
Cerimônia em Brasília
 
A professora do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFOP,  Dulce Maria Pereira, participou da abertura dos Jogos Olímpicos em Brasília. Ela também é Coordenadora do Processo Formativo em Escolas Sustentáveis e Assessora de Relações Internacionais do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB).  A convite do governo do Distrito Federal, ela acompanhou a política e ativista dos Direitos Humanos, a moçambicana Graça Machel, nas atividades. Graça é protagonista de processos de resolução de conflitos, pela paz e dá ênfase ao tratamento das relações socioambientais nos territórios pela comunidade escolar. Além disso, foi casada com o presidente de Moçambique, Samora Machel e é viúva do presidente Nelson Mandela. 
 
Na oportunidade, Dulce participou também dos diálogos com a UNIPAZ, que poderão aprofundar com África do Sul e Moçambique, trabalhos conjuntos de cooperação na resolução de conflitos pela paz nos territórios com ênfase em sustentabilidade.

Veja também

12 Setembro 2017

Neste último fim de semana, a aluna de Educação Física da UFOP, Lourdes Aparecida dos Santos Fernandes, mais conhecida como...

Leia mais

11 Agosto 2017

campus2016.jpg Oficina de Pipa na Edição de 2016 - Foto Iris Jesus No próximo sábado (12) acontece mais uma edição...

Leia mais

19 Julho 2017

Os Jogos da 7ª rodada da Liga Amadora de Basquete (LAB) são disputados no próximo dia 22. A Associação Atlética...

Leia mais

19 Julho 2017

Neste domingo, 23/07, a equipe de Cheerleaders da Atlética Martelada Escola de Minas, realizará um tryout com o objetivo de...

Leia mais