Criado por Rondon Marques em qua, 14/06/2017 - 10:33 | Editado por Patrícia Pereira há 7 anos.
O programa “Carro Biblioteca da UFOP: Projeto de extensão e inclusão social” ganhou o 2º Lugar na 22ª edição do Concurso da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), na categoria "Os Melhores Programas de incentivo à Leitura Junto a Crianças e Jovens" de todo o Brasil. A entrega do certificado acontecerá no dia 26 de junho, às 15h, no 17º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, localizado no Centro de Convenções SulAmérica/ Salão Nobre - Rio de Janeiro. O Carro Biblioteca receberá ainda 300 livros de literatura infantojuvenil.
O projeto de extensão surgiu em 2006 com o objetivo de levar uma biblioteca itinerante aos bairros periféricos e distritos de Ouro Preto para, assim, contribuir com a inserção social e cultural da população. Na época, o Carro Biblioteca era vinculado ao programa de extensão "Literaturas itinerantes: literatura, música e teatro nas comunidades", composto também pelo Mambembe, grupo experimental de teatro de rua, com o intuito de despertar o prazer pela leitura através de atividades educativas e culturais.
Com um acervo de cerca de 3 mil livros de gêneros diversos, o Carro Biblioteca, atualmente, realiza atividades artístico-culturais e visitas fixas durante a semana nos bairros Alto da Cruz, Piedade e Padre Faria, em Ouro Preto. Durante as visitas, as pessoas podem se inscrever como usuárias e fazer o empréstimo. O carro retorna ao local uma semana depois no mesmo horário para que os moradores possam renovar o empréstimo, devolver os livros e/ou levar novos títulos. Já são 493 usuários inscritos e cerca de 600 empréstimos mensais.
Atualmente o projeto de extensão está sob coordenação do Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin).
carro_biblioteca_03.jpg
Biblioteca itinerante - Após sete anos coordenando o Carro Biblioteca, a bibliotecária Neide Nativa disse que grande parte dos usuários do projeto são crianças e adolescentes. A ideia da biblioteca itinerante era permanecer em uma comunidade até que ela tivesse sua própria biblioteca comunitária, porém o vínculo e a importância do Carro Biblioteca se tornam tão importantes que nem sempre é possível deixar os locais. Um dos exemplos é o bairro Piedade, onde o projeto atua desde 2010.
Para o coordenador atual do Carro Biblioteca, Elton Mattos, o projeto de extensão possibilita um contato maior entre a comunidade ouro-pretana e a Universidade. “Muitas vezes é o primeiro contato que a comunidade tem com a UFOP. Então, é a partir daí que as pessoas passam a perceber a possibilidade de estarem aqui um dia fazendo uma graduação”, destaca.
De acordo com a coordenadora executiva do Sisbin, Gracilene Carvalho, através dos livros e das atividades desenvolvidas pelo Carro biblioteca surge uma oportunidade para que as pessoas tenham acesso à informação. “Ás vezes achamos que todo mundo tem acesso à informação e à internet com facilidade, mas não é assim. Então, levar essa biblioteca, com esse acervo literário e outros tipos de informação que as pessoas gostariam de ler, é muito importante. Levar esse trabalho que a gente faz na Universidade pra fora, para quem não tem acesso à informação, é um incentivo à leitura”, assinala.
Gracilene ressalta que o ônibus do projeto é bem antigo e um transporte novo e adaptado será necessário para que o Carro Biblioteca possa se expandir e ter continuidade.
Doações: Quem quiser doar exemplares para o Carro Biblioteca, principalmente revistas em quadrinhos, as mais procuradas, pode entregar diretamente no prédio do Sisbin, no Campus Morro do Cruzeiro. Contato: (31) 3559-1501 /E-mail: sisbin@sisbin.ufop.br.
carro_biblioteca_02.jpg