Ir para o conteúdo

Cinemas em Rede emociona com filme de ex-aluno da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Na volta para o segundo semestre do projeto Cinemas em Rede, o documentário escolhido para a noite da última quinta-feira (10) foi o do ex-aluno da Universidade Federal de Ouro Preto, Eduardo Moreira. 

Formado em jornalismo, ele estava emocionado com a presença de amigos, familiares e pessoas da comunidade. Mais emocionado ainda ficou o público após a exibição do filme. 

A partir das pesquisas feitas em busca de inspiração, veio a ideia de contar a história do Seu Carlito, seu avô. As estradas e a as viagens foram os gatilhos para o documentário. Um documentário de dispositivo. A estrada é o percurso do roteiro. A história toca o interior de todos, que se veem diante da própria vida, e os acontecimentos pessoais da família de Eduardo acabam se refletindo em suas próprias histórias.

04622_img_5333_2747979033330745128.jpg

Íris Jesus
Eduardo Moreira, diretor do filme (à direita), participou de debate mediado pelo coordenador do projeto, Chico Daher.

 
A ideia de memórias coletivas, de unir o que cada familiar lembra do Seu Carlito, fez o texto ganhar conexão e emoção. Montado como um diário de bordo, ganhou um recorte temporal que, no futuro, será como uma janela para o aprendizado de costumes da roça, do interior.

Leo Lopes, que foi prestigiar o amigo, disse que, "manter o registro e resgatar a memória da família já torna o documentário incrível. E a narrativa ficou linda, não só como linguagem mas como um objeto que vai ficar pra família inteira".

O bate-papo, ao final da exibição, contou com a participação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), via conferência web, e a produção foi muito elogiada por todos.

O PROJETO - A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.

Na UFOP, o projeto completou um ano e está sendo coordenado conjuntamente pela Coordenadora de Comunicação Institucional (CCI) e pela Pró-Reitoria de Extensão.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais