Ir para o conteúdo

Professor e alunos da UFOP lançam versão brasileira de aplicativo de combate ao cigarro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus
Nesta terça (31), no Dia Mundial sem Tabaco, foi lançada a versão brasileira do aplicativo Smokerface, que, a partir de uma foto, simula, em projeção 3D, a aceleração do processo de envelhecimento e os malefícios na aparência causados pelo cigarro. A Escola de Medicina da UFOP foi a primeira do idioma Português a traduzir e aderir ao aplicativo.
 
O aplicativo é voltado a jovens que iniciam o consumo de cigarro ainda na pré-adolescência e os que têm a intenção de consumir - ignorando as consequências causadas pelo fumo, como doenças cardíacas e pulmonares. Trata-se de mais que uma forma de fazer o adolescente parar de fumar, mas, principalmente, que o adolescente que ainda não é fumante se livre do interesse em fumar. Por isso, o apelo em focar este ponto sensível ao olhar dos adolescentes: a aparência.
 
Esse software foi criado na Alemanha, e sua tradução e adaptação para o perfil do jovem brasileiro se deram por meio do aluno Breno Bernandes que, em meio a mobilidade acadêmica, conheceu o projeto e o trouxe para a UFOP. O professor de Medicina Paulo César Rodrigues Pinto Corrêa e alguns alunos aderiram ao projeto e buscam aperfeiçoá-lo. 
 
ESCOLAS - O app é o primeiro passo de um trabalho que terá continuidade posteriormente em escolas de Ouro Preto. A equipe da UFOP, por meio de um projeto de extensão, vai fazer um trabalho diretamente com os estudantes de escolas da cidade. “Faremos intervenções em jovens de 10 a 16 anos, durante o período de um ano e ver o resultado em comparação aos que não sofreram essa intervenção”, completa Bernandes. 
 
 
SEM TABACO - O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.
 
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde que coordena as ações de prevenção e controle do câncer, e o Centro Colaborador da OMS que controla o tabaco, são responsáveis pela divulgação e comemoração da data de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela Organização.
 
Para o Dia Mundial Sem Tabaco de 2016, a OMS apela a todos os países para adotarem embalagens padronizadas de produtos do tabaco. Isso significa instituir regulamentações que restrinjam ou proíbam o uso de logotipos, cores, imagens de marca ou informações promocionais em maços e embalagens de produtos de tabaco. “A ideia dessa padronização é diminuir a atratividade pro consumidor e fazer com que a advertência sanitária tenha um destaque maior”, prevê o professor de Medicina.
 
Segundo a OMS, essa é uma importante medida de redução da demanda, que diminui a atratividade dos produtos do tabaco, restringe o uso de embalagens como uma forma de publicidade e promoção e aumenta a eficácia das advertências sanitárias.
 
Confira a matéria da TV UFOP sobre o aplicativo:

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais