O objetivo do Centro de Referência do Carnaval em Ouro Preto, projeto de extensão da UFOP, é organizar e preservar acervo da história carnavalesca da cidade, onde a festa é realizada tradicionalmente há décadas, com a visita de turistas de todo o país.
O projeto começou em 2018 e atua digitalizando documentos iconográficos, produzindo materiais didáticos e de narrativa para a mediação dedicada às crianças, entre outras ações, sempre com a participação dos artesãos do Galpão Sinhá Olímpia.
A coordenadora do projeto, Gabriela de Lima Gomes, professora do Departamento de Museologia, acredita que o mais importante é manter viva a memória da história do carnaval de Ouro Preto, além de abrir um espaço para a troca de experiências com os moradores. "Envolver e integrar a Universidade à realidade territorial é o propósito deste projeto, que prevê, dentre outras coisas, cumprir com o compromisso acordado com a Associação Galpão Sinhá Olímpia em organizar e preservar seu acervo", afirma.
PANDEMIA - Por meio de perfis nas redes sociais, o projeto busca continuar com a interação junto à sociedade, exibindo o acervo fotográfico pelo
Instagram e
Facebook. Além disso, os seguidores podem enviar registros e memórias do carnaval de Ouro Preto.