skip to content

TV UFOP lança documentário Congadeiros na terça (9)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Dirigido por Eduardo Moreira e Leandro Masson, ambos ex-alunos da UFOP, o filme aborda a cultura do Congado ouro-pretano, mostrando quem são seus integrantes e de que forma esse movimento cultural luta para persistir. A ideia surgiu em 2013, época em que a dupla de diretores gravava vários programas para a TV UFOP.

Segundo Eduardo, o documentário foi proposto por Leandro. "Era uma época em que estávamos (...) pesquisando muito sobre produção audiovisual, e havia a vontade da equipe de fazer algo maior, um filme, e a ideia caiu como uma luva", afirma.

A partir disso, Leandro entrou em contato com grupos de congo de Ouro Preto e região e passou a acompanhar os principais eventos. "O início das gravações foi também o início da imersão da equipe nessa manifestação cultural. Era algo que ninguém conhecia bem, mas com o contato com os congadeiros e suas histórias, além da presença nos eventos, fomos afetados", relata Eduardo.

Eduardo fala também da experiência de gravar com os congadeiros: "Com as entrevistas, percebemos como o congado tem um papel fundamental na vida dos seus integrantes, é uma relação forte e linda, uma devoção que vai muito além do que eu já pude notar em outras manifestações religiosas".

Entretanto, a manifestação encontra obstáculos para se manter viva pela dificuldade de ser abraçada pelos mais novos. "Entendemos esse trabalho como um registro dessa cultura que passa por esse momento delicado. É também uma busca da sua origem e (...) uma homenagem a todos os congadeiros e sua comovente devoção", completa Eduardo.
 
Confira o trailer:
 
 

LANÇAMENTO - O projeto foi realizado pela TV UFOP e será lançado na próxima terça (9), na Casa de Cultura Negra, como parte da programação da Semana do Reinado, que acontece em Ouro Preto entre 7 e 14 de janeiro. Haverá também a exibição do filme que, dividido em episódios, será transmitido pela TV UFOP. Em breve, o documentário estará disponível on-line.

Direção: Eduardo Moreira e Leandro Masson
Produção e argumento: Leandro Masson
Direção de fotografia: Leo Lopes
Imagens: Eduardo Moreira, Elias Figueiredo, Guilherme Oliveira, Leo Lopes, Lucas Lima
Montagem: Eduardo Moreira
Assistentes de edição: Larissa Pinto, Thiago Huszar
Som direto: Juliano Pires, Matheus Ferro, Victor Fernandes
Mixagem e masterização: Matheus Ferro 

 
 

Veja também

17 Julho 2018

O evento será realizado entre os dias 17 e 20/07, das 13h às 17h, e conta com a parceria do...

Leia mais

12 Julho 2018

O projeto de extensão Forró de Ouro irá promover um workshop de dança para estrangeiros em 16 de julho, de...

Leia mais

4 Julho 2018

"Não somos reconhecidas. Somos motivos de piada. Basta! Nós por Nós!". As expressões, que vão da exclusão à resistência, foram...

Leia mais

3 Julho 2018

As atividades do Cine Vila Rica estão ocorrendo, desde junho, no Anexo do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, 139,...

Leia mais