Ir para o conteúdo

Administração, Direito, Jornalismo e Serviço Social têm nota máxima no Enade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
Esses quatro cursos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram avaliados com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Dos 8.821 cursos de instituições públicas e privadas avaliados em todo o país, apenas 5,6% obtiveram nota máxima. Entre as Instituições Federais Ensino Superior (Ifes), o número foi maior: 27,3%, que correspondem a 184 dos 673 cursos. 
 
A reitora da UFOP, Cláudia Marliére, comemora o resultado, mas destaca que o momento é de preocupação. "As universidades públicas, comprovadamente, têm os seus cursos mais bem avaliados no conjunto das instituições de ensino do país, o que atesta a boa qualidade do nosso ensino superior. Nós da UFOP, que fazemos parte deste grupo, haja vista o bom desempenho de nossa Instituição, temos muito o que comemorar, mas, ao mesmo tempo, nos preocupar, em função do que prevê a Lei Orçamentária (PLOA) encaminhada pelo Governo Federal ao Congresso, que prevê, por exemplo, uma redução de 41% em nossos recursos para serem aplicados na manutenção e funcionamento e 68% em obras e equipamentos, quando fazemos uma comparação com a PLOA de 2019. Chegar à excelência é um desafio, mas desafio maior é mantê-la, principalmente neste ambiente de incertezas que estamos vivendo". 
 
A UFOP também obteve uma posição de destaque entre as Ifes mineiras: foi a quarta universidade com mais cursos avaliados com nota máxima no estado. "A UFOP superou a média nacional quanto à nota máxima. Estamos alcançando a meta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)", aponta a pró-reitora de graduação, Tânia Garbin.
 
Para a Comissão Própria de Avaliação (CPA), esse resultado revela o desempenho positivo dos estudantes nas provas e o amplo comprometimento institucional dos professores e técnicos envolvidos no processo. Sobre esse aspecto, cumpre salientar que a CPA, em parceria com a Prograd, vem mobilizando os Colegiados de Cursos, Núcleos Docentes Estruturantes, Diretorias de Unidades, entre outros atores, no sentido de preparar adequadamente a Instituição para sua participação nesse Exame.
 
RECONHECIMENTO - Com nota quatro na edição de 2015, o curso de Administração da UFOP subiu um ponto em relação à edição anterior, ocupando a nona posição entre os melhores cursos de Minas Gerais, dentre os 14 que obtiveram nota máxima. "O colegiado realizou um trabalho de planejamento, visando otimizar o desempenho do curso em diferentes áreas estratégicas, dentre elas o Enade. A nota significa que o trabalho conjunto por uma educação pública e gratuita está no caminho certo, pois mostra que estamos desenvolvendo um trabalho de qualidade, formando profissionais capacitados e comprovadamente reconhecidos", afirma a coordenadora do curso, Deborah Pessoa. 
 
Avaliado como o quinto melhor de Minas, o curso de Direito manteve o alto aproveitamento no exame, permanecendo com a mesma nota da última edição, realizada em 2015. O coordenador Luiz Albuquerque aponta que é importante ficar atento para manter o bom resultado. "O curso de Direito da UFOP tem sido tradicionalmente um dos melhores do Brasil. Isso é o resultado de um esforço coletivo de docentes, técnicos-administrativos e estudantes que se valem da inteligência, dedicação e criatividade para fazer o melhor possível diante das circunstâncias. Também é preciso ficar muito atento ao sentido das mudanças que estão acontecendo de maneira tão rápida e profunda na sociedade para entendermos como nos manteremos permanentemente atualizados com as novas demandas de forma e conteúdo para o curso".
 
Em todo o Brasil foram avaliados 290 graduações de Jornalismo, e a da UFOP ocupou a 18ª posição entre as 22 que obtiveram nota máxima, sendo a segunda melhor do estado. Para a coordenadora do curso, Michele Tavares, "a avaliação positiva do curso significa que estamos no caminho certo em termos de aplicação do projeto pedagógico, mas isso não significa que devemos relaxar e nos acomodarmos. Pelo contrário, já que estamos atravessando um cenário difícil na universidade pública marcado por muita luta, enfrentamento de cortes na educação e outros ataques". 
 
O Serviço Social também aumentou a nota em um ponto. Dos 22 que conseguiram a nota cinco no Brasil, dois deles foram em Minas, sendo o da UFOP o melhor do estado. A coordenadora Kathiuça Bertollo ressalta o papel da equipe para que o curso chegasse ao resultado positivo, principalmente frente às dificuldades enfrentadas pelo curso e pela Universidade. "É preciso considerar que o Serviço Social da UFOP é um curso recente, criado via Reuni, que enfrenta inúmeras dificuldades para a sua consolidação. No entanto, o cotidiano de trabalho sério e comprometido dos e das docentes com uma formação profissional de excelência, bem como com a região onde o curso está implantado possibilita um significado ainda mais proveitoso e alegre nestes tempos tão árduos"
 
Foram avaliados também os cursos de Administração Pública, Ciências Econômicas e Turismo, conforme tabela:
 
Curso Enade 2015 - 2016 Enade 2018
Administração 4 5
Administração Pública (EAD) 3 2
Ciências Econômicas 3 3
Direito 5 5
Jornalismo 4 5
Serviço Social 4 5
Turismo 4 4

 

Veja também

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais

20 Fevereiro 2024

A Pró-Reitoria de Finanças (Prof) informa que os usuários do Sistema de Controle de Bolsistas (SCB) que atuam nas secretarias...

Leia mais

7 Fevereiro 2024

Estudantes dos cursos de Jornalismo, Filosofia e Serviço Social estão produzindo o podcast "Observatório do Trabalho". A atividade faz parte...

Leia mais