Ir para o conteúdo

Mostra das Profissões reúne 7 mil estudantes de ensino médio no campus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias
Com: 
Paula Locher
Escolher o curso de graduação é um importante momento na vida de um estudante do ensino médio. Pensando em auxiliá-lo nessa fase, a UFOP realizou, no sábado (12), a X Mostra de Profissões. O evento, que aconteceu no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, reuniu cerca de 7 mil estudantes, das 129 escolas que se cadastraram e trouxeram seus alunos, além dos inscritos individualmente. 

Segundo a reitora Cláudia Marliére, a Mostra tem sido cada vez mais importante para que o público conheça a Universidade. “Esse evento é de grande importância para que a sociedade veja que é possível estudar em uma instituição pública, e que o aluno pode estar aqui. E o mais importante: que nós, da UFOP, queremos que ele venha estudar aqui”, destaca. Durante a mostra, as atenções dos jovens estavam voltadas para os estandes que apresentaram os cursos que são oferecidos pela Universidade. Presentes na Escola de Minas, na Escola de Medicina, na Escola de Farmácia e no Bloco de Salas de Aulas, as exposições ficaram a cargo dos próprios alunos dos cursos, sob orientação de professores.

“A participação dos alunos e professores da UFOP foi essencial na elaboração das salas interativas de cada curso, pois foram eles que apresentaram a Universidade para os visitantes”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), Raquel Leite Braz. A organização do evento ficou por conta da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
 

jornalismo.jpg

Tuila Dias
Os alunos de Jornalismo apresentaram o material que produzem no curso.
SALAS INTERATIVAS - Os estudantes de Engenharia Elétrica, do campus João Monlevade, exibiram as três áreas que o curso da UFOP abrange: Controle e Automação, Telecomunicações e Sistema de Potências. Segundo a estudante do 10º período do curso, Maiara Camila de Oliveira, cada área explanou sobre suas especificidades em banners espalhados pela sala.

Também foi apresentada a “Locobots”, equipe de robótica do Instituto de Ciências Exatas Aplicadas (Icea). “Nós trouxemos robôs que competem em níveis nacionais e sistemas elétricos que produzimos ao longo do curso. Tudo foi criado pelos alunos com orientação dos nossos professores”, explicou Maiara. 

Já o Jornalismo trouxe para o evento as habilidades do curso para explicar as áreas de atuação da graduação: Telejornalismo (TV e Audiovisual); Produtos Impressos (Jornal Lampião e Revista Curinga); Diagramação (apresentação do programa “InDesign”), e também a aplicação prática por meio da Rádio Plural, WebRádio coordenada pelos próprios alunos do curso, e a VerbalizeJr., Empresa Júnior de Comunicação.

Segundo a professora do curso, Michele Tavares, foi feita, na mostra, uma ampla divulgação dos produtos laboratoriais produzidos no curso. “Distribuímos diversas edições do Jornal Lampião e da Revista Curinga, assim como montamos uma exposição fotográfica e multimídia com fotos que os estudantes produziram nas disciplinas”, explanou a professora.

ENGENHARIA URBANA - A UFOP dedicou uma sala interativa para apresentar o novo curso de “Engenharia Urbana”, que será ofertado a partir do primeiro semestre de 2018. O presidente da comissão responsável pela implementação do curso, Luiz Fernando Rispoli Alves, disse que é o primeiro curso nessa área no Brasil e que se pretende manter uma área mais holística nessa graduação. 

Os alunos Alisson Rodrigues, Júlia Lopes e Carolina Medeiros vieram de Ponte Nova-MG para visitar a Mostra de Profissões. Cursando o 3º ano do Ensino Médio, o trio acredita que a Mostra vai ajudá-los a decidir qual curso mais agrada. “Nós recebemos muita pressão nessa fase da escola. Além de ter que nos preocuparmos com os estudos, ainda temos que pensar no que vem pela frente. Contudo, tenho certeza que conseguirei escolher o curso que é mais a minha cara”, disse Alisson, que ainda não decidiu entre Ciências Biológicas e Educação Física. 
 

palestra_mostra.jpg

Tuila Dias
Foram também realizadas palestras que tinham como objetivo ajudar os estudantes na escolha de um curso.
 
PALESTRAS - Além das salas interativas, a Mostra contou com palestras. Entre elas, uma tinha a proposta de ajudá-los no processo de escolha do curso. “Eles são muito jovens e isso determina muitas dúvidas nessa fase: o que fazer com tantas opções? A palestra “Descomplicando Escolhas” tem o objetivo de oferecer dicas para fazer essa escolha”, comenta a pró-reitora de Graduação, Tânia Rossi Garbin.

A estudante Mônica Machado, de 19 anos, quer fazer Medicina e conta que se emocionou bastante com a palestra. “Eu estou estudando muito e, muitas vezes, me pergunto se vale a pena. Me deu mais ânimo e mais força de vontade para conseguir”, explica a estudante. 

Os alunos também puderam entender mais sobre o sistema de cotas na Universidade na palestra “Cotas para quem?”, com o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), Adilson Santos, em parceria com o NEI (Núcleo de Educação Inclusiva). Ele explica que esse debate é fundamental para que as pessoas saibam que “existe uma lei que garante 50% das vagas para egressos das escolas públicas”. A estudante Priscila da Cruz Silva diz que não sabia que a UFOP contava com sistema de cotas e como funciona. “Eu quero estudar na UFOP, e essa palestra esclareceu muitas dúvidas sobre como as cotas podem me ajudar a entrar aqui”. 

A Mostra de Profissões da UFOP aconteceu em conjunto com a 7º edição do Campus Aberto, que proporcionou um dia inteiro de atividades para a comunidade local. Dessa maneira, promoveu uma integração maior entre a Universidade, comunidade e estudantes de ensino médio. 

 

Veja também

3 Abril 2024

A 2ª Semana de Integração da Administração Pública recebeu aula magna do deputado federal de Minas Gerais Patrus Ananias, em...

Leia mais

1 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP realiza encontros com os calouros do 24.1. O aluno deve escolher o melhor...

Leia mais

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais