O evento acontece na segunda (24), às 14h, no Centro de Convenções. O título de "Professor Honoris Causa" é uma honraria utilizada quando uma universidade deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho. Em anos anteriores, a UFOP concedeu o título a outras personalidades, como Milton Nascimento, os irmãos Villas-Bôas e o artista plástico Carlos Bracher, dentre outros.
A princípio, a solenidade seria realizada no dia 28 de abril, mas foi antecipada a pedido do próprio Boaventura, que justificou não querer atrapalhar as manifestações e a greve geral de várias categorias previstas para o dia.
Em entrevista recente, o professor e jurista afirmou que "o mundo democrático tem os olhos voltados para o Brasil". Dirigindo-se aos cidadãos brasileiros, disse que, "se por alguma razão vocês não conseguirem ganhar esta batalha democrática, o mundo todo ficará mais pobre", referindo-se à importância de ser garantido o Estado Democrático de Direito no país.
Boaventura de Sousa Santos atualmente é professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Distinguished Legal Scholar, da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar, da Universidade de Warwick.
Professor Honoris Causa - A indicação do professor doutor Boaventura de Souza Santos como "Professor Honoris Causa" da UFOP se deve ao fato de sua trajetória de pesquisador na área de Ciências Humanas e Sociais prestar inestimáveis serviços à ciência.
Os cursos de Mestrado em Educação e de Mestrado em Direito da UFOP coordenam o evento.
A indicação para receber o título foi feita por meio do Programa Caleidoscópio de Pesquisa e Extensão, coordenado pela professora Margareth Diniz, do Departamento de Educação do ICHS/UFOP. Segundo ela, em parceria com a UFMG, o professor Boaventura vem contribuindo com a constituição da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), projeto que a UFOP também integra. A professora Verônica Mendes, também do Departamento de Educação do ICHS, participou de oficinas de formação nesse projeto.
O diálogo e a parceria com a equipe de Boaventura foram iniciados em 2014. Em 2015, Margareth foi a Coimbra para novos acertos, ocasião em que foi coorganizadora do Seminário Internacional Trabalho e Educação. Em 2016, a UFOP recebeu o professor Bruno Sena, da Universidade de Coimbra, como professor visitante no Programa de Pós-graduação em Educação ICHS e, "a partir daí, passamos a discutir projetos comuns de pesquisa, firmando assim um Convênio com o Centro de Estudos Sociais de Coimbra", assinala Margareth.
No dia seguinte à outorga do título pala UFOP, Boaventura ministrará palestra na UFMG, às 14h. No dia 27, às 10h, também haverá uma palestra do professor na PUC-MG e, às 18h, ele terá uma reunião com os Movimentos Sociais, em local a ser definido.
Globalização - O intelectual é um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial. O espírito que envolve o Fórum é fundamental em seus estudos da globalização contra-hegemônica e na promoção da luta pela justiça cognitiva global, que subjaz seu conceito de Epistemologias do Sul. Dentre os conceitos fundamentais do autor, destacam-se a Sociologia das Ausências, a Sociologia das Emergências e a Ecologia de Saberes, entre outros.
Boaventura de Sousa Santos fez investigações no Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, África do Sul, Colômbia, Bolívia, Equador e Índia. Ele viaja por múltiplos lugares, dando aulas e palestras, alargando seu leque de experiências de aprendizagem.
Ao longo de sua trajetória, o autor publicou trabalhos sobre Globalização, Sociologia do Direito, Epistemologia, Democracia e Direitos Humanos, traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão.