Ir para o conteúdo

Lançamento nesta segunda-feira (7)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Com: 
Lígia Souza
A quinta edição do Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental, principal evento de saúde mental e direitos humanos da América Latina, será realizado em Ouro Preto. Com o lema "Resista! Lute por direitos, reconheça a diversidade e a saúde mental como liberdade", será realizado de 3 a 7 de setembro de 2021.
 
O 5º FBDHSM é uma iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Para a reitora Cláudia Marliére, a Universidade ser parceira desta iniciativa “tem uma grande relevância, considerando que as temáticas em curso fazem parte das nossas interlocuções com a sociedade”. Segundo ela, “trata-se de um tema sensível, que ganha conotação especial neste momento de pandemia, exigindo de todos, conforme o lema sugere, uma posição de resistência para que as pessoas realmente não tenham perdas de seus direitos”.
 
Na próxima segunda (7) será possível ter uma amostra do que está sendo preparado para o grande encontro do ano que vem. O evento oficial de lançamento vai movimentar todo o dia, das 7h às 22h. A ação começa com um cortejo virtual, envolvendo apresentação da música e do estandarte ícones do Fórum, leitura da Carta de Princípios do Fórum, palestras e apresentação de métodos utilizados na manutenção da saúde mental, tudo a fim de proporcionar muita interação entre os participantes em torno de tema tão relevante para a sociedade. A expectativa é mobilizar a comunidade e desmitificar as questões relativas à saúde mental. A transmissão vai ser pelo Facebook. Confira a programação do dia.
 
Um dos grandes momentos do evento de lançamento é a Grande Roda dos Direitos Humanos e Saúde Mental, que trará a Comissão Científica e Curadoria, representada pelo professor Aluísio Lima, da Universidade Federal do Ceará. 
 
ABRASME - A Associação Brasileira de Saúde Mental é uma organização não governamental fundada em 2007. Sediada atualmente em Salvador - BA, a ABRASME possui núcleos e representantes em todo o País. A ABRASME representa o Brasil em diversos espaços internacionais que defendem a reforma psiquiátrica de inspiração antimanicomial. Dentre suas principais finalidades estão o apoio na articulação entre centros de ensino, pesquisa e serviços de saúde mental; o fortalecimento das entidades-membro e a ampliação do diálogo entre as comunidades técnica e científica e destas com serviços de saúde, organizações governamentais e não governamentais e com a sociedade civil e movimentos sociais do campo da saúde mental.
 
SETEMBRO AMARELO NA UFOP - O mês em que o Fórum é lançado é também o momento marcado para o debate sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Esse tema é constante na UFOP, que busca criar ações para acolher aos estudantes e servidores que precisam de apoio. Essas ações tornam-se ainda mais relevantes durante a pandemia, já que, para se proteger, é necessário se isolar.
 
O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic) destina-se a implementar atividades de Ações Afirmativas no âmbito da UFOP de forma articulada ao ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento e ampliação das condições de permanência de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial. Em seu âmbito, uma série de ações são desenvolvidas.
 
Entre eles está o Abrace, que tem como objetivo criar um espaço permanente de cuidado a acolhimento coletivo dos estudantes e comunidade da UFOP na forma de grupo terapêutico aberto. Durante a pandemia os encontros são on-line. Acesse a agenda.
 
O projeto Culinária como Acolhimento, Inclusão Social e Convivência busca acolher os estudantes enquanto ainda estão em casa e promover uma atividade de baixo custo que resgate memórias afetivas através da culinária e da gastronomia. Conheça.
 
Outros projetos realizam encontros e rodas de conversa sobre questões que fazem parte do universo do estudante universitário, como o Papear, Ouvir e Conscientizar, que tem o intuito de levar informação, desenvolver debates, apoiar e conscientizar pessoas e minorias da comunidade LGBTQI+, e o EntrEncontros: roda de acolhimento em saúde mental, que oferece acolhimento aos estudantes das unidades de Mariana, do último ano de curso, que sejam negras/os e ou população LGBTQI+. Saiba mais sobre estas e conheça outras ações.
 
A Universidade ainda oferece acolhimento e suporte aos estudantes e servidores através da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), inclusive com atendimento psicológico. Alunos podem entrar em contato pelo e-mali: portasabertas.csaude@ufop.edu.br e servidores pelo e-mail: psicologia.patricia@ufop.edu.br

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais