Ir para o conteúdo

Professor Italiano marca presença em Workshop de Nutrição

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Rosana Gonçalves - arquivo pessoal

O primeiro workshop internacional do curso de Nutrição da UFOP teve como destaque, entre os participantes, o professor Nicola Cícero, da Università degli studio di Messina, região da Sicília, na Itália. Ele fez uma abordagem sobre os óleos de oliva e queijos. O workshop aconteceu de segunda (9) a quarta (11). 

Conforme Cícero, os óleos de oliva sicilianos são considerados os melhores do mundo em quesitos nutricionais, assim como o queijo característico daquela região. "São nove províncias na Sicília e cada uma possui uma produção de um óleo bem específico, com altíssima relevância benéfica e substâncias antioxidantes utilizadas na prevenção de doenças", explica o professor. 

O pesquisador conta que esse é apenas um dos trabalhos desenvolvidos no PanLab, laboratório de referência mundial em pesquisa de alimentos funcionais, plantas medicinais, vinhos e queijos italianos, coordenado por Dugo Giacomo, fundador da Escola de Ciência Enogastronômica. Nele, são analisadas as composições química e nutricional, assim como os contaminantes presentes em alimentos de todos os tipos.

Sobre a participação no evento da UFOP, ele destacou que a Universidade tem diversas possibilidades de estudo na área de nutrição, mas deve-se aprofundar na caracterização de frutos e alimentos típicos brasileiros de forma geral, na perspectiva de potencialidades de substâncias naturais. "O descarte das indústrias alimentícias brasileiras também deve ser estudado, a fim de recuperar substâncias nutritivas isoladas presentes nesses alimentos que são jogados fora, assim como um grupo de estudos que possuímos na Sicília", orienta Nicola. 

Além do PanLab, Nicola Cicero e Dugo Giacomo são co-fundadores de uma empresa incubada dentro da Universidade, a Science 4life, onde presta serviços e participa de projetos de extensão para buscar novas substâncias naturais, procurando novos parceiros para conseguir colocar o produto no mercado. 
 
A professora Rosana Gonçalves, doutora em fitotecnia farmacêutica da UFOP, trabalha com o professor na área de frutos do cerrado e explica que a participação de Cícero - que ficará 20 dias no Brasil, a fim de conhecer a Instituição, assim como os alunos da Universidade da Flórida - significa um intercâmbio muito importante entre Universidade e países. "Isso pode acrescentar muito para a UFOP em termos de ensino e pesquisa", acrescenta Rosana.
 

 

Veja também

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais

28 Fevereiro 2024

mobilidade_academica_internacional_-_destaque.png O edital seleciona alunos para participar de programas de mobilidade acadêmica internacional no segundo semestre 2024. O objetivo é...

Leia mais