Ir para o conteúdo

Divulgado edital de transferência de tecnologia fruto da parceria UFOP, EMBRAPA, FAPEMIG e FUNARBE

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução FAPEMIG

Em parceria com a UFOP, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) abrem edital para empresas interessadas no codesenvolvimento e comercialização de medicamento veterinário. Com a utilização de formulações nanoestruturadas contendo cloxacilina benzatina, o medicamento será utilizado no controle da mastite animal nos períodos de seca. 

Será selecionada uma empresa para codesenvolver o medicamento veterinário e ter o direito de comercializar, com exclusividade, o produto final, conforme condições estabelecidas no edital. Ou seja, o objetivo é encontrar parceiros interessados em levar o produto ao mercado. 

A doença
A mastite bovina é uma inflamação que ocorre nas mamas, mais frequentemente em ruminantes. O agente predominante nesses casos são bactérias como os estreptococos, estafilococos e a E. coli.

Essa inflamação pode ocorrer durante o ano todo, quase que exclusivamente durante a lactação. As causas podem ser de acordo com o tipo de criação, higiene, traumas na mama e o tipo de ordenha que é realizado. 

Os sintomas podem ser notados tanto nas mamas quanto no leite. No caso das mamas, elas podem estar inflamadas, quentes, doloridas e de coloração rosada intensa até vermelha. Já o leite pode apresentar pus, flocos de caseína (proteína encontrada no leite) coagulada e até estrias de sangue. 

Tratamento
No tratamento convencional, o combate à mastite é feito por meio dos antibióticos, que nem sempre atuam de forma ampla para combater os agentes que provocam a inflamação. Nesse caso, algumas bactérias podem se esconder dentro das células e ficar protegidas das ações dos antibióticos. Com o tratamento feito por nanotecnologia, o antibiótico é colocado em uma nanopartícula menor do que a célula, possibilitando que o medicamento chegue ao interior das células de defesa, onde o causador da doença fica protegido. Dessa forma, o agente causador da mastite é tratado tanto fora quanto dentro das células. 

Os interessados têm até as 16h, do dia 7 de novembro para entregar a documentação de habilitação.

Confira o edital completo.