Ir para o conteúdo

Fios de Solidariedade chega a sua quarta edição

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fábio Carvalho

O câncer de mama é um tema de muita comoção, visto os índices que apontam que a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Nesse sentido, o Fios de Solidariedade exerce um papel social e solidário, para prevenir a doença e promover a auto estima em pacientes diagnosticadas ou em recuperação, além de oferecer uma programação que beneficie todas as mulheres.

A campanha Fios de Solidariedade vem acontecendo tradicionalmente há 4 anos e, nesta edição, foi além da doação de cabelos. Oficinas, apresentação musical e sorteios fora realizados quarta-feira (18), no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb); na quinta (19) ocorrerão também palestras e atividades voltadas para conscientização da saúde da mulher.

"Todas que recebem esses fios de cabelo, recebem também nosso amor e energia", afirma a cabeleireira Teresa Cristina Chagas, que participa da ação há alguns anos como voluntária cortando os cabelos das doadoras, além de garantir um bom visual no corte. 

natalia_ladeira.jpg

Fábio Carvalho
Natália Ladeira Milagres doou seu cabelo para a campanha
Rosana Gonçalves, criadora e organizadora do projeto, conta que, ao longo desses quatro anos, a comunidade ouropretana tem respondido muito bem ao Fios, seja com doações ou participando da programação. "Esse ano queremos doar tudo que possa ajudar a paciente na sua recuperação", afirma. Além disso, Rosana ressalta a importância da ação para a Universidade, "a questão do câncer de mama é muito delicada, principalmente para as mulheres. E a população universitária da UFOP, incluindo técnicos e docentes, é, em sua maioria, mulher".

O evento contou com a presença de profissionais voluntárias e participantes de todas as idades. Natália Ladeira Milagres cursa Engenharia Ambiental na UFOP e esteve no evento para doar seu cabelo. "Estou muito feliz de ter contribuído, espero que a pessoa que receba o meu cabelo seja muito feliz também", afirma. Já Laís Mendes Cardoso, de 12 anos, compareceu especialmente para a oficina de turbante, ministrada por Iara Fernandes. 

lais_mendes.jpg

Fábio Carvalho
Laís Mendes tem 12 anos e participou da oficina de turbante


Sempre voltada para o Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, a campanha é vinculada ao Mais Saúde, programa institucional da UFOP que desenvolve eventos voltados para as campanhas da área da saúde, como o novembro azul, mês de combate ao câncer de próstata, e o dezembro amarelo, mês de combate à Aids, além de serviços de acompanhamento médico de todos os servidores da Universidade. 


Na quinta (19), ocorrerão as seguintes palestras: 

Prevenção, Acompanhamentos e Cuidados; 
Direitos do Paciente com Câncer; 
Acompanhamento terapêutico e psicológico dos pacientes e familiares.

Confira a programação completa e inscreva-se.

Confira mais fotos.

Veja também

26 Abril 2023

O Setor Odontológico da UFOP firmou parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) para realização de...

Leia mais

27 Março 2023

A ação é realizada pelo Centro de Saúde. O público-alvo são os alunos e servidores que ainda não tenham sido...

Leia mais

23 Março 2023

A coordenação do projeto vai selecionar seis estudantes para cadastro reserva. Os selecionados poderão ser chamados para preencher a vaga...

Leia mais

10 Março 2023

O Departamento de Clínica Pediátrica e do Adulto da Escola de Medicina (Emed), junto com os alunos da Liga Acadêmica...

Leia mais