skip to content

Projeto da Medicina da UFOP lança Prêmio Nacional para Controle do Tabaco

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Giulia Pereira

O projeto Education Against Tobacco, Brazil (EAT-Brazil) — "Educação contra o Tabaco", em português —, fundado em 2016 por iniciativa dos alunos de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, lança o edital do Prêmio EAT-Brazil para Controle do Tabaco 2018. Estudantes de graduação de qualquer curso podem se inscrever. Basta redigir um texto com a proposta para a temática "Caminhos para um melhor controle do tabagismo no Brasil".

O objetivo da premiação é encorajar os graduandos a proporem ideias e soluções objetivas para avançar o controle do tabaco no país. O professor Paulo Corrêa, coordenador docente da Rede EAT-Brazil e especialista em controle do tabagismo pela OMS, comenta que a abordagem do tabagismo deve ser interdisciplinar e, por isso, o prêmio é aberto a estudantes de todos os cursos, não se fechando apenas à área da saúde.

Mais de 30 alunos da Escola de Medicina estão envolvidos no programa. Presente em quase 15 escolas brasileiras de medicina (UFOP, UFJF, UFLA, FAMEVAÇO, UIT, UFTM, UniBH e outras) e recentemente levado a Portugal, a EAT-Brazil visa agora implementar o programa em outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Guiné-Bissau e Angola. 

Relembre o lançamento do projeto

No Brasil, as intervenções da rede já cobrem cerca de 8.000 adolescentes escolares por ano. Apenas em Ouro Preto, o programa atendeu 3.000 adolescentes. Além disso, a rede beneficia milhares de brasileiros diariamente por meio de seus aplicativos gratuitos — Smokerface e Smokerstop — traduzidos e lançados também pela EAT-Brazil. Juntos, os aplicativos totalizam mais de 500.000 downloads. Saiba mais

O PRÊMIO — Em 2017, a EAT-Brazil foi recompensada pelo Prêmio Laureate Brasil de Empreendedorismo Social e agora está utilizando o dinheiro adquirido para realizar a sua própria premiação.

As inscrições vão até 1º de maio. O resultado será divulgado no dia 31 do mesmo mês, em celebração ao Dia Mundial sem Tabaco. O vencedor receberá uma quantia de R$1.000,00 (mil reais).

Acesse o edital completo.

Veja também

12 Julho 2018

Excepcionalmente nesta sexta-feira (13), a sala de vacinação funcionará das 8h às 10h30.

Leia mais

11 Julho 2018

O projeto Âmbar/UFOP atuará no evento Bem Estar Global com a realização de atividades direcionadas à prevenção do câncer do...

Leia mais

21 Junho 2018

Estudantes do setor de Citologia do Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em...

Leia mais

17 Maio 2018

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe já acontece no Centro de Saúde da UFOP, campus Morro do Cruzeiro...

Leia mais