Sistema internacional de acesso à internet sem fio está sendo implantado na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Antônio Laia

Para promover o acesso à internet sem fio e melhorar a comunicação interna, a UFOP, por meio Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), traz a rede Eduroam (education roaming). O sistema, que está em fase de expansão interna, faz parte de um convênio da RNP com as instituições de ensino e pesquisa nacionais.

Internet sem fio - O Eduroam é um serviço de acesso à internet sem fio desenvolvido para instituições nacionais e internacionais de ensino e pesquisa. A rede pode ser utilizada por qualquer membro das instituições parceiras, seja ele docente, discente ou técnico administrativo; basta ter o cadastro institucional. Os usuários cadastrados podem acessar essa rede em qualquer instituição do mundo que utilizar o serviço do Eduroam. No caso da UFOP, os usuários utilizam o mesmo login utilizado para se conectar no “Minha UFOP”.

"A opção do Eduroam é por ele permitir a mobilidade da nossa comunidade em geral. Porque quando você precisa sair da universidade e ir para outra instituição, seja para fazer uma visita ou participar de um congresso, muitas vezes você precisa de um acesso móvel. E o Eduroam veio para facilitar tanto para a instituição quanto para os visitantes e para trazer facilidade para a comunidade da UFOP." afirma o Analista de Tecnologia da Informação do NTI, Daniel Magalhães.

Lançado em 2012, o Eduroam já está presente em mais de 60 países e atende a mais de 70 instituições públicas e privadas. Trazida para a UFOP em 2016, a rede já pode ser acessada no Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) e no Bloco de Salas de Aulas, além de estar disponível em parte do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) e da Escola de Nutrição (ENUT). Os interessados em utilizar o sistema podem fazer o download do software que dá acesso à rede ou podem configurar o seu equipamento para ter acesso ao mecanismo.

"Participando de seminários e eventos da RNP, a gente conhece asnovidades e os serviços que estão sendo implantados. O Eduroam é um serviço pronto que já é utilizado em rede mundial." ressalta Daniel.

Os usuários podem ter acesso a esse sistema por meio deste link e baixar a programa para acesso ao Eduroam. Aqui estão listadas as universidades que usam o sistema.

Rede de pesquisa - A RNP é uma organização social que promove o desenvolvimento tecnológico e a integração das instituições, apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração de conhecimento. A rede provê todo o serviço de internet para todas as instituições acadêmicas do Brasil.  A rede é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e mantida por este em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP).