Criado por Matheus Santos em ter, 31/08/2021 - 12:43 | Editado por Matheus Santos há 3 anos.
A segunda temporada do programa "Microconversas Artísticas", que acontece dentro da Mostra Multi da UFOP, traz oito entrevistas com artistas que falam sobre o corpo através da dança, abordando arte e política, por meio de suas biografias, trajetórias e perspectivas. A primeira temporada do projeto foi produzida em 2020 e contou com nomes de várias regiões do Brasil, como a pesquisadora Laura Quimbay, do Rio de Janeiro, e a coreógrafa Flávia Pinheiro, de Recife.
A segunda temporada traz entrevistas com ênfase nas práticas performáticas, manifestações artísticas e políticas produzidas pelos convidados, que falam de lugares como Rio de Janeiro, Bahia e Belo Horizonte. Entre os convidados estão o coreógrafo Davi Pontes, que participa da seção "Entre Temporada", trazendo sua elaboração do fazer dança, e a pensadora em dança Gal Martins. "Ela é uma multiartista de uma estética muito necessária e refinada, possui uma sintonia com a contemporaneidade que é muito bela e intrigante de ver", conta Vina Amorim, coorientadora e entrevistadora do projeto.
Os novos episódios visam dar continuidade à experiência de ir além da região de Ouro Preto. A ideia é aproveitar o momento de incursão digital para trazer artistas de outras partes do Brasil para dialogar com a cena local onde a UFOP está inserida. "Temos pensado em trazer artistas com quem o público da região possa se conectar e perceber as estratégias de sobrevivência e resistência do fazer artístico em lugares distintos", explica Vina.
"A dança é um espaço muito eurocêntrico. A gente tenta pensar em quem está produzindo outra dança que não seja um balé, uma hegemonia branca que não trabalha a partir de uma ordenação branca e cisgênero", analisa a coorientadora do projeto sobre a abordagem de outros pontos de vista necessários para a discussão da dança, dando espaço e voz a artistas que não possuem grande visibilidade nos meios de comunicação.
"Espero que com esse programa a gente consiga hospedar conteúdos de relevância e que quem se interesse possa encontrar essas entrevistas e cada vez mais aprender e ouvir essas vozes, que produzem um trabalho excelente no nosso país", finaliza a entrevistadora.
Todos os episódios serão disponibilizados nas redes sociais durante o período de exibição da Mostra Multi. Acompanhe a página para saber mais.
Participantes
Realização: Anticorpos – Investigação em dança
Coordenação: Neide das Graças Bortolini e Éden Peretta
Coorientação: Vina Amorim
Produção: Adan Costa
Edição: Pedro Henrique
Roteiro: Produção coletiva
Entrevistadora: Vina Amorim
Legendas: Produção coletiva
MOSTRA MULTI - O evento acontece entre os dias 1º e 8 de outubro, virtualmente. Esta edição tem o tema "Em que bolha você vive?" e contemplará obras e eventos produzidos pela comunidade acadêmica da UFOP.