skip to content

Equipe

Curadoria de Artes Cênicas
 
Éden Peretta - Departamento de Artes Cênicas (Deart)
Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP. É coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) HÍBRIDA - poéticas híbridas da cena contemporânea e do coletivo Anticorpos - investigações em dança. Pesquisa principalmente os campos do teatro-dança, da preparação corporal do ator, bem como os estudos sobre o corpo a partir da Filosofia e das Ciências Humanas e Sociais.
 
 
Bárbara Carbogim - Departamento de Artes Cênicas (Deart)
Professora Substituta do Departamento de Artes Cênicas da UFOP. Integra o coletivo de pesquisa: Anticorpos - investigações em dança. Desde sua formação como docente trabalhou como professora da educação básica no estado de Minas Gerais. Atua, principalmente, nos temas: presença, dança butô, corpo, arte educação, teatro, performance.
 
 
Mariana Saraiva - Departamento de Artes Cênicas (Deart) - bolsista
Graduanda em Artes Cênicas - Bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atriz, escritora e produtora cultural. Diretora de Marketing e Vendas na Empresa Júnior MultiCultural Produções Artísticas. Integrante da Companhia Áurea de Teatro. Trabalhou na área da Produção nos festivais: Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e FESCETE.
 
 
Lawanda Ritchely - Departamento de Artes Cênicas (Deart) - bolsista
Graduanda do sétimo período do curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Atualmente faz parte da Empresa Júnior de Artes Cênicas e Música da UFOP, à qual ingressou em maio de 2019. É arte-educadora, atriz e produtora.  Produziu o espetáculo "Não Olhe Para o Céu", apresentado em dezembro de 2019 e março de 2020, e atualmente está produzindo o espetáculo "O Reizinho Branco". Como atriz realizou algumas cenas na UFOP e produziu o poema "Otimismo pra quem?", que foi projetado na cidade de São Paulo através do projeto "Quarentena Projetada", uma parceria entre a Mídia Ninja e o Instituto Moreira Salles.
 
 
Curadoria de Artes Visuais
 
Flávio Valle - Departamento de Jornalismo (Dejor)
Professor de fotografia no curso de Jornalismo da UFOP, com experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas: Cultura Visual, Fotografia, Cidade. Coordenador do grupo de pesquisa Trapo: cidade e experiência. Produtor Cultural com experiência na realização de projetos fotográficos. Coordenador do projeto de extensão Cultura Fotográfica.
 
 
Jahi Amani - Departamento de Jornalismo (Dejor) - bolsista
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, Jahi Amani é filho da coreógrafa e diretora Júnia Bertolino, e do músico e escritor Jorge Dikamba. Cursou piano, canto, teatro, dança, circo, artes visuais, performance art, gestão empreendedora em arte e cultura, atuação para cinema, ballet clássico, jazz, entre outros campos artísticos. Apresentou espetáculos como "Zanzar" no Grande Teatro do Palácio das Artes, entre outros.
 
 
Sabrina Pereira - Departamento de Jornalismo (Dejor) - bolsista
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Cursou cultura e identidade brasileira, artes visuais e fotojornalismo. Trabalhou como fotógrafa no Festival de Inverno Ouro Preto, foi voluntária no projeto de pesquisa Sujeitos de Suas Histórias.
 
 
 
Curadoria de Audiovisual
 
Adriano Medeiros - Departamento de Jornalismo (Dejor)
Cineasta, professor adjunto do curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), diretor dos programas de TV Veredas (educação ambiental) e Mutatis Mutandis (divulgação científica) - ambos produzidos pela TV UFOP, idealizador e coordenador do Festival Nacional de Cinema e Vídeo Inconfidentes, Membro do Conselho Editorial da Editora UFOP (Letras e Artes). Formação: doutor em Artes / Cinema, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e Departamento de Audiovisual da Universitat Autònoma de Barcelona, na Espanha (2010-2015), mestre em Comunicação Social / Cinema, pela Universidade Federal Fluminense (2005-2007), possui especialização em Mídia e Deficiência, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003-2004), possui graduação em Comunicação Social / Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998-2002). 
 
 
Evandro Medeiros - Departamento de Jornalismo (Dejor)
Professor de Audiovisual no Departamento de Jornalismo, da Universidade Federal de Ouro Preto, é doutor em Comunicação e Cultura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), com estágio doutoral no Departamento de Antropologia Aplicada do Teachers College, Columbia University, em Nova Iorque. É mestre em Comunicação e Sociedade (2012), especialista em Comunicação Empresarial (2007) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (2005), pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente pesquisa as contribuições do pensamento ameríndio para uma teoria do jornalismo, a partir dos trabalhos do Observatório jornalismo(S), que coordena. É membro do Grupo de Pesquisa "Quintais: cultura da mídia, arte e resistência" (UFOP). É coordenador da Central de Comunicação Público-Educativa da UFOP. (@medeiroslaia)
 
 
Andrés Testagrossa - Departamento de Filosofia (Defil) - bolsista
Artista nômade. A maior parte  do tempo está ou criando coisas ou pensando em política. Em 2017 ingressou na licenciatura em Filosofia entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Conheça seus trabalhos e formação completa visitando andrestestagrossa.wordpress.com, cafedototo.wordpress.com  (@cafe_do_toto)
 
 
Lucas Lacerda - Departamento de Artes Cênicas (Deart) - bolsista
É bacharelando em Artes Cênicas - Interpretação teatral, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É advogado, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Viçosa. É um dos idealizadores do Festival Resistência - Novas Conexões; evento com sede na cidade de Ponte Nova, cuja primeira edição ocorreu no ano de 2018. Atua como ator e dramaturgo na “Companhia Teatro de Bolso”, grupo com atuação nas cidades de Belo Horizonte e Ponte Nova, desde o ano de 2018. Exerce as funções de ator, produtor e assistente de direção no grupo “Viver com Arte”, desde o ano de 2018.  Integrou o quadro de atores da produtora audiovisual CRIS OFF, entre os anos de 2017 e 2018, durante as filmagens do longa metragem “Laene, De Si e de Per Si”. É membro da Coletiva teatral “O que você quer Dzi?” desde o ano de 2019. (@lucasilacerda)
 
 
Nicole Tassar - Departamento de Jornalismo (Dejor) - bolsista
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Coordenadora de comunicação do projeto de extensão Cia. da Gente. Produtora e assessora do evento cultural Dia da Gente em 2019. Estagiária da assessoria de comunicação da Gerência Executiva de Ouro Preto do INSS no ano de 2018. (@bad.galnini)
 
 
Gustavo André - Departamento de História (Dehis) - bolsista
Graduando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e cursando o programa de formação em Artes pela Fundação de Arte de Ouro Preto. Artista, video-maker, fotógrafo e designer por formação livre. (@gstv_ndr)
 

 
Curadoria de Culturas Digitais
 
André Felipe Pinto Duarte - Departamento de Educação e Tecnologias (Deete)
Professor do Departamento de Educação e Tecnologias da UFOP. Possui Graduação em Filosofia e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no grupo de pesquisa Tecnologias Digitais na Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia e Tecnologia da Informação;  Formação de Professores e;  Educação, Comunicação e Tecnologia.
 
 
Hugo Guarilha - Pró-reitoria de Extensão (Proex)
Trabalha como técnico-administrativo em educação na UFOP, onde exerce a função de produtor cultural. Doutor em Museologia e Patrimônio (2015) no Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e mestrado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente tem se dedicado a entender melhor o universo das culturas digitais, em particular as possibilidade de reflexões museológicas focadas em objetos digitais.
 
 
Marina Lima - Departamento de Computação (Decom) - bolsista
Graduanda em Ciência da Computação pela UFOP e mentora técnica na Código X, um projeto social que visa incentivar meninas de regiões carentes de Ouro Preto a seguirem carreiras na área da tecnologia. Possui vasto conhecimento em tecnologia, inovação e metodologias ágeis. Por ter cursado 5 semestres de Jornalismo na Universidade Federal de Viçosa (UFV) antes de mudar de área, também possui uma ótima bagagem e interesse em comunicação e cultura.
 
 
Fernanda Bernardes - Departamento de Computação e Sistemas (Decsi) - bolsista
Graduanda em Engenharia da Computação pela UFOP, foi monitora e atualmente é tutora de Cálculo Diferencial e Integral I. É pesquisadora no projeto de iniciação científica “Redes Neurais Artificiais no âmbito da computação quântica” e possui competência nas áreas da computação quântica, física e matemática, bem como revela anseio pelas esferas tecnológicas, organizacionais, estratégicas e culturais, possuindo diversos cursos nesses setores.
 
 
 
Curadoria de Memória
 
Janete Flor de Maio Fonseca - Departamento de Educação e Tecnologias (Deete)
Professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) da UFOP. Com formação em História, desenvolve projetos relacionados à História das Cidades, Educação Patrimonial e Mídias, Ensino de História. É líder do grupo de pesquisa “Educação Patrimonial: Educação e Novas Tecnologias”, membro do Grupo Emergente “Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Criança, a Infância e a Educação” e membro colaborador do “Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas” (Neabi) da UFOP.
 
 
Maria do Carmo Pires - Departamento de Turismo (Detur)
É professora do Departamento de Turismo da UFOP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: igreja, estado, sociedade e cultura em Minas Gerais, câmara municipal, poder local, patrimônio e turismo.


Larissa Vitória Ivo - Departamento de História (Dehis) - bolsista
Graduanda em História - Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como bolsista voluntária na Revista Digital HH Magazine: Humanidades em Rede - História Pública Democrática e como produtora no Podcast Historiar, uma iniciativa da Revista História da Historiografia e HH Magazine. Também atuou no projeto de extensão Juventude, História e Dilemas da Democracia (2017), ambos projetos vinculados à Pró-reitoria de Extensão/PROEX UFOP. Tem desenvolvido estudos na área de Teoria da História, Memória e Tempo Presente (2019/2020).
 
 
 
Curadoria de Música
 
Victor Melo Vale - Departamento de Música (Demus)
Professor no Departamento de Música da UFOP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase nas áreas da Performance Musical, Estética e Linguística. Atua como professor, concertista e palestrante na área de performance, estética musical, retórica musical e música barroca. Foi premiado em importantes concursos de violão nacionais e internacionais.
 
 
Gabriella Seabra - Departamento de Artes Cênicas (Deart) - bolsista
É graduanda em Artes Cênicas na UFOP, atriz, cantora, dançarina e iluminadora. Estuda teatro desde os 7 anos e na UFMG - CMI fez cursos na área da música, como: criação musical, coral, violão popular e orquestra. Também tem vínculo com a dança e é iluminadora cênica.
 
 
Flávia Paz - Departamento de Música (Demus) - bolsista
É graduanda em Música na UFOP, pianista e cantora. Estuda música desde os 6 anos de idade. Estudou teatro por 4 anos e atualmente participa de um coro cênico.
 
 
Jean Carlo - Departamento de Música (Demus) - bolsista
Cursa Licenciatura em Música pela UFOP. Músico, cantor, multi-instrumentista e compositor, iniciou sua vida musical passeando de forma autodidata por vários instrumentos. Participa da cena mineira atuando em eventos, produções musicais e servindo sua comunidade com seus talentos.