Ir para o conteúdo
Rômulo Ferreira
O evento "Meu corpo, minha bolha em metamorfose" pretende levar à II Mostra Multi a relação do ser humano com seu corpo e com o espaço através da dança folclórica. A organização é do Grupo de Dança Rosários, projeto de extensão da Escola de Educação Física da UFOP que há dez anos produz ações e oficinas no âmbito na dança.
 
"É importante poder se reconhecer, entender e buscar a individualidade, o indivíduo se manifestando e reconhecendo culturalmente o espaço em que atua, existe e vive. A gente achou muito interessante o tema da Mostra Multi, que casa muito com o que o Rosários já fazia", conta a professora da Escola de Educação Física e diretora do Grupo, Juliana Bergamini. 
 
A participação do projeto dentro da Mostra se dará em três etapas. A primeira é a exibição de um vídeo de cinco minutos com performances que abordam a diversidade de lugares, corpos e sotaques. O Rosários realizou uma parceria com a Escola de Música Samba Preto para a produção das músicas que vão guiar as performances, gravadas em vários locais de Ouro Preto. 
 
Em um segundo momento, dia 2 de outubro, será realizado um webinário dividido em duas partes: pela manhã, haverá uma discussão sobre formas de linguagem nas danças folclóricas brasileiras; à tarde, o foco será na prática corporal, com danças das cinco regiões do país.
 
A terceira etapa, dia 6 de outubro, vai contar com a exibição do vídeo produzido com as gravações das danças realizadas no webinário. O conteúdo será apresentado no canal do grupo no YouTube . "Os participantes podem se filmar dançando em casa, na rua, no espaço do trabalho, onde acharem melhor", explica Juliana.
 
O evento é aberto a toda a comunidade, mesmo àqueles que não têm contato com a dança. "No Rosários, você não precisa ter experiência para dançar, então temos a participação de alunos de vários cursos. Temos hoje uma aluna que se formou na UFOP em Farmácia e agora faz o segundo período de dança na Universidade Federal de Minas Gerais", conclui Juliana, convidando todos a participarem do evento.
 
Para saber mais, continue acompanhando a página da Mostra Multi e o Instagram do Grupo Rosários.
 
Acompanhe o Webinário teórico: 
 
 

 

Acompanhe o Webinário prático:

 

 

Hoje, o projeto "Meu Corpo, Minha Bolha em Metamorfose" vai exibir os vídeos produzidos em conjunto com os participantes do webinário prático, realizado no último sábado (2). Os vídeos estarão disponíveis neste link às 10h23; 12h34 e 15h03.

 

A exibição do vídeo, seguida de live, às 18h59, acontecerá no Canal UFOP Cultura. Acompanhe: 

 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais