Ir para o conteúdo
Rômulo Ferreira
A ergonomia é uma disciplina científica que contribui para garantir e melhorar a qualidade de vida no trabalho, considerando o aspecto físico, organizacional e cognitivo dos trabalhadores. Com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do tema, alunos e professores do curso de Engenharia de Produção da UFOP criaram o jogo "Perfil da Ergonomia: tabuleiro digital". 
 
O projeto é baseado no clássico jogo de tabuleiro Perfil. Na nova versão, os jogadores precisaram desvendar conceitos e fatos relacionados ao estudo da ergonomia com base em 12 dicas disponibilizadas por rodada. Foram produzidas 100 cartas que trabalham conteúdos de dois livros utilizados como referência na construção dos materiais.
 
A ação é coordenada pela professora Tays Chagas, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Minas. Segundo ela, o desenvolvimento das culturas digitais desenha um novo contexto para as relações de aprendizagem. "É necessário pensar novas propostas educativas, mais dinâmicas, de ensino-aprendizagem, que vão além da instrução ditada pelo livro didático, centrada no dizer do professor e na passividade do aluno. Os jogos introduzem uma perspectiva de ensino em que os estudantes podem ser ativos na busca do conhecimento e muito mais críticos também."
 
O Perfil da Ergonomia vai estar disponível on-line para o download gratuito na página da Mostra Multi. Por ser desenvolvido em software livre, estará disponível para atualização e adaptação por professores e cursos da UFOP e de outras instituições de ensino. 
 
NOVAS FORMAS DE APRENDER - A criação do jogo é uma das novas formas para construção de conhecimento científico que estão sendo adotadas dentro e fora da Universidade. A coordenadora do projeto afirma que o jogo de tabuleiro digital traz a possibilidade de uma abordagem de sala de aula invertida, na qual o aluno é sujeito ativo do saber.
 
Bárbara Ferreira, do quarto período de Engenharia de Produção, foi uma das estudantes que produziu o Perfil da Ergonomia. Ela afirma que essas inovações nos modos de aprendizado influenciam na construção de novas formas de obtenção de conhecimento. "É uma maneira lúdica de ensino. Você não tem a pressão de uma prova, mas você está absorvendo conteúdo se divertindo com seus amigos", conclui a aluna.
 
O jogo "Perfil da Ergonomia: tabuleiro digital" será uma das atrações da II Mostra Multi. Durante o evento, os alunos e professores responsáveis pelo projeto irão realizar uma live de lançamento, seguida por rodadas de jogos. Em breve será divulgado um formulário para que os estudantes se inscrevam.
 
PARTICIPANTES DO PROJETO - A criação e a realização do projeto contou com a participação de professores e alunos do curso de Engenharia de Produção da UFOP. Entre eles:
 
Profª Tays Torres Ribeiro das Chagas - Coordenadora
 
Prof. Raoni Rocha Simões; Prof. Helton Cristiano Gomes; Prof. Cristiano Luis Turbino de Franca e Silva - Co-Coordenadores
 
Lucas César Barbosa; Ana Gabriela Alves da Fonseca; Bárbara Araújo Pereira; João Vinícius Frugêncio de Souza; Anna Victória Medeiros Corgosinho - Alunos
 
MOSTRA MULTI - O evento acontece entre os dias 1º e 8 de outubro, virtualmente. Esta edição tem o tema "Em que bolha você vive?" e contemplará obras e eventos produzidos pela comunidade acadêmica da UFOP.
 
Acompanhe o site para mais informações.

Acesse o "Jogo da Ergonomia": Clique aqui

Acompanhe a live de lançamento do jogo: 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais