Ir para o conteúdo
Mostra Multi
Pensando no grande volume de pessoas inseridas nas bolhas da internet, a II Mostra Multi irá promover reflexões sobre o impacto do uso da rede na construção de conhecimento e no acesso à informação.
 
Com o intuito de construir essas reflexões sobre o acesso às informações nos meios digitais, o projeto "Para além da Bolha" apresentará durante o evento uma série de podcasts que irão abordar uma visão crítica sobre a bolha da internet.
 
Produzidos por estudantes de graduação e pós-graduação em Jornalismo e Serviço Social, os podcasts terão como temas: desinformação e alfabetização digital; algoritmos e suas questões sociais; e capitalismo digital. O projeto é coordenado por Sheila Dias, professora do Departamento de Serviço Social. 
 
De acordo com Raquel Satto, aluna do mestrado em jornalismo da UFOP e cocoordenadora do projeto, a ideia do tema escolhido se deu por conta de inquietações sobre o assunto, principalmente após o grande volume de propagação de fake news. "Nossa escolha por divulgar dados e gerar questionamentos em um formato narrativo é justamente para informar de maneira proveitosa, conversando com diferentes sujeitos de forma leve, porém aprofundada e provocativa", afirma Raquel.
 
Pensando no tema da II Mostra Multi, "Em que bolha você vive?", o projeto "Para além da bolha" busca entender a formação dessas bolhas no meio digital a partir do fenômeno da desinformação provocado pelas fake news e por meio de uma narrativa em áudio para provocar reflexões de forma leve.
 
"Como a Mostra Multi 2021 nos pergunta em qual bolha vivemos, acredito que nosso projeto responde a como algumas bolhas são formadas dentro do mundo da internet, além dos objetivos e consequências dessa experiência digital, que é vendida como infinita, mas acaba por ser encapsulada", analisa Raquel.
 
Os episódios terão cerca de 50 minutos e estarão disponíveis durante a II Mostra Multi.
 
A EQUIPE - Segundo Raquel Satto, o projeto trabalha com a ideia da interdisciplinaridade, desde a formação da equipe até as temáticas abordadas. "Nosso projeto é formado por pessoas das ciências sociais aplicadas que pesquisaram sobre a tecnologia da informação a partir de uma perspectiva crítica. A equipe reflete sobre o que a tecnologia significa para a sociedade, assim como sua relação com a estrutura socioeconômica que demarca a criação dessas tecnologias", explica.
 
O "Para além da bolha" é realizado por:
 
Sheila Dias (professora de Serviço Social)
Raquel Satto (estudante do Mestrado em Comunicação)
Gabriel Galo (estudante de Serviço Social)
Luan Carlos (estudante de Jornalismo)
Mariana Marques (estudante de Jornalismo)
Mariana Monteiro (estudante de Serviço Social)
 
Confira o primeiro episódio "Fake News":
 

 

Confira o segundo episódio "Algorítimos":

 

Confira o terceiro episódio "Capitalismo digital":

 

 

 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais