Criado por Yuri Simões em sex, 24/09/2021 - 17:25 | Editado por Matheus Santos há 3 anos.
Pensando no grande volume de pessoas inseridas nas bolhas da internet, a II Mostra Multi irá promover reflexões sobre o impacto do uso da rede na construção de conhecimento e no acesso à informação.
Com o intuito de construir essas reflexões sobre o acesso às informações nos meios digitais, o projeto "Para além da Bolha" apresentará durante o evento uma série de podcasts que irão abordar uma visão crítica sobre a bolha da internet.
Produzidos por estudantes de graduação e pós-graduação em Jornalismo e Serviço Social, os podcasts terão como temas: desinformação e alfabetização digital; algoritmos e suas questões sociais; e capitalismo digital. O projeto é coordenado por Sheila Dias, professora do Departamento de Serviço Social.
De acordo com Raquel Satto, aluna do mestrado em jornalismo da UFOP e cocoordenadora do projeto, a ideia do tema escolhido se deu por conta de inquietações sobre o assunto, principalmente após o grande volume de propagação de fake news. "Nossa escolha por divulgar dados e gerar questionamentos em um formato narrativo é justamente para informar de maneira proveitosa, conversando com diferentes sujeitos de forma leve, porém aprofundada e provocativa", afirma Raquel.
Pensando no tema da II Mostra Multi, "Em que bolha você vive?", o projeto "Para além da bolha" busca entender a formação dessas bolhas no meio digital a partir do fenômeno da desinformação provocado pelas fake news e por meio de uma narrativa em áudio para provocar reflexões de forma leve.
"Como a Mostra Multi 2021 nos pergunta em qual bolha vivemos, acredito que nosso projeto responde a como algumas bolhas são formadas dentro do mundo da internet, além dos objetivos e consequências dessa experiência digital, que é vendida como infinita, mas acaba por ser encapsulada", analisa Raquel.
Os episódios terão cerca de 50 minutos e estarão disponíveis durante a II Mostra Multi.
A EQUIPE - Segundo Raquel Satto, o projeto trabalha com a ideia da interdisciplinaridade, desde a formação da equipe até as temáticas abordadas. "Nosso projeto é formado por pessoas das ciências sociais aplicadas que pesquisaram sobre a tecnologia da informação a partir de uma perspectiva crítica. A equipe reflete sobre o que a tecnologia significa para a sociedade, assim como sua relação com a estrutura socioeconômica que demarca a criação dessas tecnologias", explica.
O "Para além da bolha" é realizado por:
Sheila Dias (professora de Serviço Social)
Raquel Satto (estudante do Mestrado em Comunicação)