Ir para o conteúdo

Incluir para conhecer, se ver para pertencer

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Diferentes pessoas, culturas e linhas de pensamento; encontros, tensionamentos e parcerias; produção de conhecimento. Tudo isso e muito mais tangencia o que é a Universidade Federal de Ouro Preto. Por isso, é praticamente impossível buscar uma definição comum, uma padronização. A academia é pautada pela diversidade. 
 
Nesse sentido, a UFOP tem procurado ressignificar a projeção da imagem institucional em seus materiais de divulgação. Buscando um tom mais afetivo e que incentive o senso de pertencimento, foi abandonado o uso excessivo de prédios e atrativos turísticos bem como o uso de fotos disponíveis em bancos de imagem internacionais. Atualmente, é priorizada a produção de ilustrações próprias, tendo como modelos personagens da própria comunidade acadêmica, e que representam as características locais, como ocorre em todas as peças institucionais produzidas em 2023.
 
Por mais simples que pareçam, essas iniciativas reforçam a perspectiva coletiva em detrimento do pensamento individualista, ressaltando as diferenças por meio da representatividade. Segundo o coordenador da Diretoria de Comunicação Institucional (DCI), Chico Daher, "o propósito é seguir uma política institucional que tem dentro do seu escopo o fortalecimento de questões relativas ao pertencimento, dentre outras". Ele ainda destaca a responsabilidade direta que a comunicação tem de trazer à tona tais temáticas, de forma a provocar discussões que sempre proporcionam uma base para que possam ampliar e melhorar o trabalho desenvolvido.
 
O esforço pode ser individual, mas as conquistas são coletivas. Sob esse lema, a campanha de fim de ano 2023 e início de 2024 conta com a participação de diferentes perfis que compõem a comunidade acadêmica, evidenciando ainda mais a pluralidade da Universidade. 
 
"Gratidão, orgulho em ser". Com estas palavras, a servidora Iraci da Conceição Pinto, parte da Instituição há mais de 40 anos, define sua relação com a UFOP. Esses sentimentos são compartilhados pela jornalista da Assessoria de Comunicação Institucional (ACI), Lígia Helena Souza, natural de João Monlevade, que afirma que o orgulho de fazer parte da comunidade ufopiana é redobrado por ver o trabalho em sua cidade.
 
"Encontro comigo mesmo". Esta é a importância da UFOP para Lucas Izidório Lacerda (caracterizado na drag queen Elvira Sanders). Do Direito para o mundo das artes, o qual assegura ser seu verdadeiro lugar, o estudante de Artes Cênicas expressa a gratidão por ocupar esse espaço que tanto lhe pertence.
 
"Ocupação de espaços". Para a ouro-pretana Júlia Margarida da Cruz, que voltou a estudar depois de mais de 20 anos, se formou em Pedagogia e hoje se dedica à educação infantil, é de extrema importância que os espaços da Universidade sejam verdadeiramente ocupados, tanto pela comunidade local quanto por pessoas que chegam de outras cidades.
 
"Representação". Como mencionado por Odara Rodrigues Gonzaga, estudante de Arquitetura e Urbanismo e atual presidente da Atlética Martelada, "a Universidade não é nada sem as pessoas, e todos aqui representam a Instituição de alguma forma", sendo um movimento duplo de representar e também ser representado.
 
"Superação". Para Fernando Henrique Catarino, estudante de Direito e o primeiro da família a ingressar em uma universidade, ocupar este espaço e estar no último período da graduação, mesmo com todas as dificuldades, é sinônimo de vitória. Ele destaca a importância do ensino de qualidade oferecido.
 
Todas essas falas e adjetivos comuns destacam o que é a UFOP e a sua importância para a formação não só de novos profissionais, mas também de pessoas. Palavras carregadas de sentimentos, que, ao mesmo tempo em que representam a história de vida de cada um, podem gerar identificação com outras pessoas da comunidade acadêmica. 
 
Ao final, os participantes da campanha expressaram seus desejos para 2024: 
 

"Meu desejo para o próximo ano é que cada um possa compreender o outro do jeito que ele é, respeitando e convivendo em união. E muito respeito."

Iraci

"As pessoas vêm para cá e deixam suas famílias em busca de um futuro melhor, então meu desejo é que a UFOP permaneça abraçando e cuidando dos alunos. Que continue sendo essa referência que ela é e que 2024 seja um ano muito próspero para a Universidade."

Fernando

"Meu desejo é que a gente possa continuar seguindo as nossas trajetórias dentro da UFOP, com toda a assistência e com todo o cuidado necessário. Que a gente se reconheça neste espaço e se sinta pertencente à Universidade."

Lucas

"Que a UFOP olhe com mais carinho para os estudantes, que todos sejam acolhidos e que possam ser mais entendidos. Essa visualização de pessoas é muito importante."
 
Odara
"Que esses espaços sejam ocupados também pela comunidade local, não só pelas pessoas que chegam de outras cidades".
 
Júlia
"Espero que 2024 e os próximos anos sejam mais tranquilos para a comunidade acadêmica. Para isso, precisamos de mais recursos para nossas pesquisas, para a manutenção da nossa estrutura, e, principalmente, para a assistência estudantil. Conquistamos muito com as ações afirmativas, e espero que a universidades brasileiras tenham o recurso para mantermos isso. Torço também pela valorização do servidor público que atua aqui, principalmente os técnicos administrativos. Somos desvalorizados e poucos para o que é necessário, com grandes perdas salariais nos últimos anos, suspensão da maior parte dos cargos da comunicação e sem concursos. Melhorar a nossa situação significa melhorar a universidade brasileira."
 
Lígia

Confira a mensagem da Reitoria da UFOP.

Veja também

18 Março 2024

Produzido em parceria entre a Rádio UFOP e o programa de extensão "Âmbar Citologia Ginecológica", vinculado à Escola de Farmácia...

Leia mais

22 Dezembro 2023

Para encerrar 2023, a TV UFOP produziu um vídeo que retrata os nossos olhares. Na produção, os narradores perguntam "O...

Leia mais

20 Dezembro 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza o resultado final do edital referente ao processo seletivo de bolsistas. Os candidatos em...

Leia mais

5 Dezembro 2023

O documentário "Icsa 15 anos construído coletivamente" narra a história do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) da UFOP, em...

Leia mais