Ir para o conteúdo

Fórum Republicano discute os preparativos para o Carnaval 2024

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Sylvio Netto
O primeiro Fórum Republicano de 2024, organizado pela Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop) em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, o Departamento de Fiscalização Urbana e o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, aconteceu no Centro de Artes e Convenções da UFOP, no último domingo (28).
 
O objetivo do evento foi orientar as repúblicas federais sobre como devem prestar contas do carnaval, destacando também a importância de se proporcionar um ambiente seguro, respeitável e saudável para as celebrações carnavalescas. Foram abordados temas como assédio e apoio à saúde mental dos estudantes. 
 
Além dos representantes de 75 repúblicas presentes, estiveram no evento o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Máximo Eleotério Martins; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Pereira; o coordenador do Grupo de Acolhimento e Cuidado ao Estudante da UFOP (Abrace), Aislan Assis; o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo; o tenente do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, Leandro Rodrigues; a diretora do Departamento de Fiscalização, Terezinha de Cássia; a secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro; e o secretário adjunto de Turismo, Matheus Pontelo.
 
O pró-reitor Máximo Eleotério enfatizou que "esse processo de conscientização está em andamento desde 2019, com a implementação de normas que informam as repúblicas sobre a prestação de contas da União, além de buscar alterar certas práticas da tradição republicana que impactam o bem-estar do estudante".