Ir para o conteúdo

Palestra debate empreendedorismo feminino

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Laura Borges
O tema foi abordado no II MeetUp Café, realizado em celebração ao Dia Nacional da Inovação, em 19 de outubro. O evento foi organizado pelo Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto, o Incultec.
 
A palestrante foi a professora Fernanda Boava, do curso de Administração da UFOP. Ela explicou a importância de se combater o senso comum sobre empreendedorismo, principalmente o pensamento de que empreender significa meramente abrir um negócio. "Muitas pessoas pensam que o empreendedorismo é a precarização do trabalho, é trabalho informal, é sinônimo do fim de qualquer tipo de legislação trabalhista ou amparo para o trabalhador", comentou.
 
Sobre a prática empreendedora realizada por mulheres, Fernanda afirmou ser diferente, principalmente devido às barreiras que pessoas do sexo feminino enfrentam e à persistência de um contexto mais favorável aos empreendedores do sexo masculino. Além disso, a professora destacou a capacidade das mulheres de superar os obstáculos, impostos muitas vezes pela sociedade patriarcal, sem precisar extinguir processos existentes. "Todos os nossos processos de transposição, de ida ao mercado de trabalho, da nossa saída daquele espaço doméstico, que para a gente era reservado, a gente nunca anulou nada". Ou seja, não é porque a mulher conquistou novos espaços e oportunidades de trabalho que ela deixou de realizar tarefas que eram antes desempenhadas por elas. Em muitos casos, elas acumulam responsabilidades, principalmente maternas e domésticas.
 
Presente no evento, a pró-reitora da Proppi, Renata Guerra de Sá Cota, destacou a importância da inovação para a UFOP. "A gente fala que a Universidade agora tem seu "quadripé", porque ela coloca inovação como um dos seus motes. Nós sabemos, no entanto, que a comunidade de inovação ainda é pequena e a incubadora está iniciando com as suas ações".
 
A pró-reitora também explicou a escolha do tema do encontro. "O motivo de a gente eleger a questão do empreendedorismo feminino é porque nós estamos vislumbrando isso como um ponto quente para os próximos anos. E também para poder criar esse ambiente. Acho que o grande desafio da incubadora é justamente trazer a inovação para a rotina da Universidade, para incorporar valores de formação na rotina, porque com certeza vai trazer um diferencial".
 
O Incultec é uma incubadora de empresas de base tecnológica da UFOP e de Ouro Preto. Surgiu em 2006 com o objetivo de promover a disseminação tecnológica na região, a partir de esforços da UFOP para fortalecer a aliança entre Universidade, a indústria e o governo. Atualmente, o Incultec pertence ao Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite), que está ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi). 

Veja também

11 Dezembro 2023

A plataforma Farol Universitário é uma startup fundada pelos alunos Vitor Piagge, do curso de Engenharia de Produção, e Matheus...

Leia mais

9 Outubro 2023

empreendedorismo_feminino_-_destaque.png A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) disponibilizou um formulário para mapear e conhecer o perfil das mulheres...

Leia mais

3 Agosto 2023

O professor André Luis Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia da UFOP, foi convidado para compor...

Leia mais

17 Julho 2023

A startup Update, criada por alunos e ex-alunos do curso de Engenharia de Produção da UFOP, foi aprovada em edital...

Leia mais