Ir para o conteúdo

Estudantes premiados representam a UFOP na 45ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Os estudantes do curso de Matemática da UFOP Maikon Júnior Silva Nazareth, da Licenciatura, e Daniel Queiróz Valadares, do Bacharelado, foram premiados com medalha de bronze na 4ª Competição Elon Lages Lima de Matemática. O concurso faz parte da primeira parte das competições de nível universitário da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
 
A 4ª Competição Elon Lages Lima de Matemática ocorreu em 27 de agosto e contou com 273 participantes classificados conforme as melhores pontuações finais. Não houve entrega de prêmios ou medalhas. Os premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou com menção honrosa receberam um certificado digital indicando o prêmio obtido. 
 
O evento é realizado somente em um dia. Os participantes realizam a prova online, composta por 25 questões de múltipla-escolha. Após a classificação, os estudantes são aprovados para participar da segunda fase da competição na 45ª Olimpíada Brasileira de Matemática no Nível Universitário, que ocorre em dois dias, 19 e 20 de outubro.
 
A competição, que foi criada em 2021, é realizada pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Trata-se de uma disputa entre estudantes universitários matriculados em instituições brasileiras da rede pública e privada e que ainda estejam cursando a graduação em qualquer curso, em qualquer período, ou, ainda, estudantes que tenham concluído o ensino médio há menos de um ano e não tenham ingressado em nenhuma instituição de educação superior até a data da realização da prova.
 
O objetivo do concurso é descobrir jovens com talento matemático e colocá-los em contato com matemáticos, profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, proporcionando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa.
 

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais