Ir para o conteúdo

Pibid incentiva a imersão dos estudantes de licenciatura no ensino básico

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em ação conjunta com o Ministério da Educação (MEC), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) iniciou suas atividades em 2006 nas Instituições Federais de Ensino e, desde 2009, constitui uma política de Estado relacionada à formação de professores no Brasil. 
 
O Pibid busca aperfeiçoar e valorizar a formação dos professores da educação básica, incentivando os estudantes de cursos de licenciatura a ter, desde o início da formação, contato com alunos da rede pública de ensino. A UFOP oferece 13 cursos de licenciatura, entre eles se destacam os cursos de Matemática e Química, que obtiveram nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) — indicador de qualidade dos cursos de graduação.
 
Para a coordenadora do Pibid na UFOP, Cristina Maia, o diferencial do programa para os graduandos está na possibilidade de "imersão no campo de atuação profissional, ou seja, nas escolas, possibilitando um contato intenso e aprofundado com a gestão e com as práticas pedagógicas na escola, sempre sob supervisão de profissionais docentes, com quem têm a possibilidade de realizar trocas".
 
Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Eliane Serra é bolsista há nove meses e reconhece a importância do programa para o profissional da licenciatura. "O Pibid contribui para o crescimento acadêmico e profissional dos estudantes, pois proporciona a experiência em sala de aula, aproxima da realidade escolar, permite a reflexão sobre a prática pedagógica e a integração entre teoria e prática", ressalta, acrescentando que a motivação em participar do programa foi maior ao descobrir que a escola de ensino básico que frequentou seria contemplada pelo projeto.
 
Cleberson Cesigronne, estudante do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa, relata os desafios que enfrenta por ser aluno de licenciatura: "As vezes nossa carreira é muito desvalorizada, não temos tanto amparo político para a valorização do docente. Assim que entrei no Pibid, percebi que temos uma defasagem no ensino. Alguns alunos não sabiam escrever, evidenciando que não tinham o conhecimento necessário para estarem naquela turma". Ele disse que deseja proporcionar aos estudantes que acompanha uma educação de qualidade. "Eu me vejo neles quando estava no ensino médio. É muito difícil, pois os alunos enfrentam uma série de problemas, que vão além do ambiente escolar, e tudo isso deve ser levado em conta. Estou aprendendo na prática a lidar com o processo de ensino", revela. 
 
A desvalorização da profissão, tal como citado por Cleberson, acarreta na falta de professores nas escolas da rede pública e na queda da qualidade de ensino. Cristina relembra o período da pandemia e como o ensino ficou prejudicado: "Dado o tempo que acabamos de viver, onde o isolamento social foi mais que necessário, foi vital, e acabou sendo associado a um período onde a educação como um todo foi extremamente desvalorizada e atacada por um governo que deixou o país destruído, os desafios que os estudantes da licenciatura enfrentam se confundem com os desafios enfrentados por toda a sociedade que busca se reestruturar". Apesar dos obstáculos que fazem parte da trajetória do educador, a coordenadora ainda tem esperanças de que haja fomento por parte dos órgãos governamentais para aprimoramento dos futuros professores. "Enquanto estiverem em formação, esperamos que continuemos encontrando meios institucionais ao nosso alcance, na UFOP e no poder público, que, recentemente, pelo programa, oferece mais de 120 bolsas para subvencionar a formação inicial docente", aponta.
 
Para entrar em contato com o programa, envie mensagem para o e-mail atualizado recentemente com o domínio da UFOP: pibid@ufop.edu.br.

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais