Ir para o conteúdo

Professores do curso de jornalismo lançam produtos de iniciativas extensionistas da UFOP no I seminário de cultura fotográfica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Jaqueline Ferreira
Imagem de uma mão segurando a revista azul Re.lato e o  livro verde Ativismos, Segurança Digital e Narrativas Autônomas
Durante o I Seminário de Cultura Fotográfica, realizado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), foram lançados dois produtos do curso de Jornalismo e foi inaugurada a Galeria de Fotografias do Icsa. Os trabalhos são resultado de ações extensionistas que visam aproximar a Universidade e as comunidades das cidades que abrigam os campi da UFOP.
 
Um dos produtos lançados no evento foi a revista Rela.to, projeto desenvolvido por professores e estudantes que traz um histórico das ações extensionistas do curso de Jornalismo. A revista foi construída no âmbito de três disciplinas eletivas — Reportagem, Fotografia e Planejamento Visual. A primeira edição da Re.lato teve a participação das professoras Karina Gomes Barbosa e Dúnya Pinto Azevedo, que atuaram na orientação das equipes de reportagem e planejamento visual. O professor André Carvalho coordenou a frente de fotografia.
 

687b5021-443d-4a02-9be3-e512bed2c16f.jpg

Jaqueline Ferreira
Imagem de alunos e professores sorrindo segurando uma revista azul
Equipe envolvida na produção da revista Re.latos
André Carvalho ressalta os desafios enfrentados durante a produção da revista e a importância da presença dos estudantes no processo: "Não tinha como a gente ter uma disciplina do tamanho do jornal Lampião e da revista Coringa, com carga horária parecida ou mesmo próxima. Então, foram três disciplinas diferentes com programas específicos, mas que se conectavam a partir desse projeto de construção da revista impressa. Foi desafiador, porque a gente tinha turmas que muitas vezes não se cruzavam, não se encontravam. A gente teve que criar mecanismos de alinhamento".
 
O resultado é avaliado positivamente, em especial "quando penso na apuração, imagem, diagramação da revista, é muito gratificante, porque a gente viu que os estudantes se envolveram bastante, que correram atrás, que procuraram estabelecer essas conexões também. É o que acabou facilitando um pouco o que parecia até um certo ponto bem difícil de ser realizado", avalia André.
 
A iniciativa interdisciplinar foi proposta pela chefia do Departamento de Jornalismo (Dejor), ocupada pelos professores Evandro Medeiros Laia e Flávio Pinto Valle. O impresso conta ainda com um conselho editorial, composto pelos professores Adriana Bravin, Frederico Salomé e Polyana Inácio.
 
A pró-reitora de Extensão e Cultura, Sandra Maria Antunes, reconhece o alinhamento dessa iniciativa com a Política de Cultura e o Plano de Cultura da UFOP: "O Plano de Cultura pretende criar um contexto institucional que favoreça, de modo mais sistemático e fundamentado, a construção e a realização de projetos culturais na comunidade acadêmica e em seu entorno. Dentre as suas ações, destacamos o apoio ao trabalho desenvolvido pelos agentes culturais que integram a comunidade acadêmica da UFOP".
 
 
Também foi lançado o livro "Ativismos, Segurança Digital e Narrativas Autônomas", organizado pelos professores do curso de Jornalismo Adriana Bravin e Evandro José Medeiros Laia. A publicação reúne as reflexões em torno das práticas em comunicação e cidadania digital originadas em um seminário realizado remotamente em 2021 no âmbito de dois projetos extensionistas coordenados pelos docentes.
 
O seminário contou com a participação de especialistas do Coletivo Intervozes de Comunicação e da Artigo 19, organizações não governamentais engajadas na defesa do direito à comunicação e à liberdade de expressão e de informação, e na luta por uma mídia democrática e uma internet livre e plural.
 
Eleonardo Lucas Pereira, pró-reitor de Planejamento e Administração, destaca que, "apesar das restrições orçamentárias vividas pelas universidades nos últimos anos, no contexto da UFOP, em nenhum momento reduzimos os investimentos nas áreas finalísticas. O que vimos aqui hoje é o resultado na prática desses investimentos, produtos da extensão universitária". 
 
O livro "Ativismos, Segurança Digital e Narrativas Autônomas" pode ser baixado gratuitamente. 
 

adriana_e_evandro.jpg

Jaqueline Ferreira
 Fotografia de um homem e uma mulher sorriem segurando um livro verde
Professores lançam livro Ativismos, Segurança Digital e Narrativas Autônomas
 
O evento contou também com a inauguração da galeria de fotografias no Icsa, com a exposição "Olhares Comunitários". O projeto fotográfico foi desenvolvido pelo professor Flávio Pinto Valle em conjunto com estudantes das escolas de Mariana e Ouro Preto. 
 
O diretor do Icsa, Harrison Ceribeli, destacou que essas ações são um ponto que liga a Universidade e a comunidade, sendo que elas "nasceram de iniciativas extensionistas do corpo docente e discente do Departamento de Jornalismo, que sempre demonstra grande preocupação com a interlocução do Icsa com a comunidade".
 
A Galeria de Fotografias é um equipamento cultural permanente e ficará aberta à visitação das comunidades acadêmica e local no Icsa com a exposição "Olhares Comunitários" e, posteriormente, com outras exposições fotográficas.
 
 

Veja também

13 Março 2024

Lançado em novembro de 2023, o Coletivo Anticapitalista foi criado a partir do Programa Emancipação Humana, coordenado pelo professor do...

Leia mais

21 Setembro 2023

O Núcleo de Investigações Feministas (Ninfeias) realiza a mostra Cine Feminista, com produções relacionados às formas de discriminação e violência...

Leia mais

16 Junho 2023

O Bloomsday é uma data celebrada internacionalmente no dia 16 de junho. A comemoração vem do clássico "Ulysses", de James...

Leia mais