Ir para o conteúdo

Antônio Pereira recebe três novos projetos de extensão

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O programa de extensão e pesquisa "De mãos dadas com Antônio Pereira", coordenado pelo professor Aisllan Diego Assis, iniciou três novos projetos durante este mês de junho, todos realizados por professores e alunos voluntários e bolsistas, com a contribuição da comunidade.
 
Em 6 de junho, foi realizada a aula inaugural do projeto "Garimpando Saberes de Antônio Pereira: educação libertadora para adultos e idosos do distrito". A ideia surgiu da necessidade de oferecer cursos de alfabetização e letramento aos trabalhadores do garimpo tradicional do distrito, de modo a apoiar e incentivar essas pessoas a realizar e concluir a formação escolar.
 

Aula inaugural do projeto Garimpando Saberes

Divulgação
Aula inaugural do projeto Garimpando Saberes
 
A metodologia utilizada considera os saberes, a cultura e a realidade das pessoas envolvidas no processo como ponto de partida para pensar os procedimentos e recursos que serão utilizados para a organização de toda a proposta educativa e para a concepção da avaliação diagnóstica, processual e formativa para o processo de alfabetização. 
 
A primeira turma conta com 20 participantes, entre jovens, adultos e idosos, que têm aulas às terças e quartas-feiras. Em dezembro deste ano será a formatura da turma, programada para ser realizada durante o Fórum de Sustentabilidade de Antônio Pereira.
 
No dia 10 de junho, tiveram início os outros dois novos projetos vinculados à extensão: "Ciclo de Cuidado das Mulheres" e "Pura Diversão: jogos e brincadeiras com as crianças", ambos financiados pela Fapemig e com o apoio da Samarco Mineradora. 
 

Ciclo de Cuidado das Mulheres

Divulgação
Encontro do Ciclo de Cuidado das Mulheres
 
O primeiro tem o objetivo de promover o acolhimento e empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade. As ações são feitas mensalmente por meio de atividades de saúde, cidadania, autocuidado e lazer.
 
Já o segundo oferece momentos de lazer e convivência com as filhas e filhos das mulheres participantes do Ciclo de Cuidados. O projeto trabalha o resgate das brincadeiras tradicionais e jogos interativos e esportivos.
 

Pura Diversão: jogos e brincadeiras com as crianças

Divulgação
Crianças participam do projeto Pura Diversão
 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais