Ir para o conteúdo

Cine Vila Rica exibe mostra em comemoração ao Dia da Visibilidade Lésbica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Para celebrar o Dia da Visibilidade Lésbica, o Cine Vila Rica e o Núcleo de Investigações Femininas (Ninfeias) apresentam a mostra: " Caminhão Cinema Lésbico Brasileiro Contemporâneo”.
 
Confira a programação:
 
17h30 - Sessão de curtas I
 
Ferro's Bar (2022)
A partir dos relatos de lésbicas artistas e militantes frequentadoras do Ferro's Bar, somos conduzidas a um episódio central para a formação do movimento lésbico brasileiro no começo dos anos 1980, o Levante do Ferro's Bar. O filme mostra como as lésbicas deixam de ser uma figura encontrável apenas à noite, no interior dos apartamentos, e se tornam sujeitos políticos que se erguem contra a censura a um dos periódicos lésbicos de maior circulação na década de 1980, o "ChanacomChana". O Ferro's Bar representa um espaço para a memória político-afetiva de suas frequentadoras e uma forma de atualização dessa história coletiva e política ainda pulsante.
 
Mc Jess (2018)
Jéssica tem que enfrentar o preconceito cotidiano e encontra na arte uma forma de se expressar e superar suas inseguranças.
 
Quebra Mar (2019)
Jovens lésbicas de São Paulo viajam a uma praia deserta para passar o ano novo. Lá, constroem refúgio físico e emocional para seus corpos e afetos através da amizade e da música. Nesse ambiente seguro e de cuidados mútuos, elas podem relaxar.
 
19h - Sessão de curtas II
 
Esguicho (2019)
Esguicho é um documentário sobre ejaculação feminina. Afastando-se dos dois principais tipos de discurso sobre o tema da ejaculação feminina — o científico e o pornográfico —, o filme se interessa pela experiência das mulheres que ejaculam. Desmitificando a ideia de que a ejaculação é algo raro e excêntrico, as entrevistadas falam com liberdade e naturalidade sobre seus orgasmos.
 
Sair do armário (2018)
"Eu penso todo o tempo que se tivesse nascido muda, ou se tivesse mantido um juramento de silêncio toda minha vida, teria sofrido igual, e igualmente morreria." Audre Lorde.
 
Uma paciência selvagem me trouxe até aqui (2021)
Cansada da solidão, a motoqueira Vange decide atravessar a ponte Rio-Niterói até uma festa lésbica, onde conhece quatro jovens que compartilham entre si o lar e os afetos, em um encontro de gerações.
 
20h - Roda de conversa
 
Mediação de Gana, Juliana Pamplona e Nina Caetano (Ninfeias).
 
As sessões serão realizadas no Anexo do Museu da Inconfidência. A entrada é gratuita.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais