Ir para o conteúdo

Encontro reúne comunidade de Antônio Pereira e diretora de Proteção da Pessoa com Deficiência

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O encontro "Direitos Humanos e Cidadania", realizado em Antônio Pereira, que aconteceu no último sábado, 21, recebeu a diretora nacional de Proteção da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Naira Rodrigues Gaspar para uma roda de conversa em conjunto da comunidade no Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo. O evento foi organizado pelo projeto de extensão "De mãos dadas com Antônio Pereira" e o "Ciclo de Cuidados das Mulheres de Antônio Pereira" em parceria com o programa "ÂMBAR: Desafios e Ações em Saúde da Mulher".
 
A diretora apresentou e informou sobre os diferentes programas e projetos do governo que podem ser acessados pela população, grupos e associações. Naira disponibilizou recursos para a realização de cursos, capacitações e outros projetos direcionados ao acolhimento das pessoas com deficiência e promoção dos direitos humanos no distrito e em Ouro Preto.
 
A programação do dia contou com café de boas-vindas, seguido da roda de capoeira do pereira, encontro com lideranças e movimentos sociais, além de almoço com convidados e um ciclo de debates sobre cuidados das mulheres. 
 
Participaram do encontro, moradores do distrito, estudantes da Escola Estadual Antônio Pereira, representantes do projeto Garimpando Saberes, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Catadores de Antônio Pereira (Amrap), Instituto Guaicuy, Associação Arte Mãos e Flores, Projeto Padre Ângelo e Casa Escola de Antônio Pereira.
 
O coordenador do programa e professor do Departamento de Medicina, Aisllan Assis, atesta que "o encontro de direitos humanos e cidadania em Antônio Pereira pôs em evidência a luta da comunidade, sua força e importância, mas também o vínculo e a potência da relação entre UFOP e os moradores do distrito".
 
O professor também afirma que a presença da diretora no distrito indica reconhecimento do trabalho realizado pela comunidade. "A presença do estado brasileiro no território atingido, a presença da representante do ministério, a conversa dela com a população e as orientações que deu para as pessoas contribuem para o empoderamento e reconhecimento público da luta e valorização dos atingidos e atingidas".
 
O projeto de extensão "De mãos dadas com Antônio Pereira" é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da UFOP, do Instituto Federal de Ouro Preto (IFMG) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O programa realiza ações no distrito oferecendo atividades voltadas a comunidade local.  

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais