skip to content

Será exibido documentário de ex-aluno da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O programa Cinemas em Rede volta às atividades na próxima quinta-feira (10), às 19h, em diversas universidades públicas do país. O longa-documentário da vez é "Seu Carlito – Narrativas sobre um Comerciante da Roça”, do diretor mineiro e ex-aluno da UFOP, Eduardo Moreira. Após a exibição do longa, o cineasta participará de um debate no Cine-Teatro Vila Rica, em Ouro Preto. Apesar de a UFOP participar do projeto desde o início, essa é a primeira vez que o debate é feito em Ouro Preto. A entrada é gratuita. 

O bate-papo será transmitido para outras salas de cinema do circuito universitário pelo serviço de Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Para o diretor do filme, discutir sobre memórias coletivas é fundamental. “O longa é justamente uma busca e um resgate das memórias, não apenas da minha família. Com o filme, quero mostrar a importância de não deixar morrer os contos e ditos populares, que aos poucos vão se perdendo”, comenta. 

O filme é uma busca pela memória de Carlos Moreira, comerciante e fazendeiro do Manja Léguas, um subdistrito do município de Piranga (MG). “O documentário se baseia nas memórias do meu avô e traz a realidade do homem do interior. São histórias e passagens vividas no cotidiano”, comenta o diretor. 

Além do Cine Teatro Vila Rica, da UFOP, participam outras cinco salas conectadas pelo Cinemas em Rede: Cinema da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Cine Arte UFF (Universidade Federal Fluminense), Cine UFG (Universidade Federal de Goiás), Cine UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e sala Redenção (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Mais informações no site do Cinema em Rede.
 
Confira o teaser do filme:
 

Veja também

17 Julho 2018

O evento será realizado entre os dias 17 e 20/07, das 13h às 17h, e conta com a parceria do...

Leia mais

12 Julho 2018

O projeto de extensão Forró de Ouro irá promover um workshop de dança para estrangeiros em 16 de julho, de...

Leia mais

4 Julho 2018

"Não somos reconhecidas. Somos motivos de piada. Basta! Nós por Nós!". As expressões, que vão da exclusão à resistência, foram...

Leia mais

3 Julho 2018

As atividades do Cine Vila Rica estão ocorrendo, desde junho, no Anexo do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, 139,...

Leia mais