skip to content

UFOP sediou Copa Internacional de Mountain Bike no fim de semana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Letícia Conde

A Universidade Federal de Ouro Preto recebeu, no último final de semana, a Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB Levorin) com participação de atletas profissionais, incluindo competidores olímpicos, e amadores de vários lugares do mundo. A competição somou pontos para o ranking mundial da modalidade para a seletiva dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Além do mountain bike, a CIMTB Levorin ofereceu a Night Run, uma corrida a pé, na pista dos bikers, durante a noite. 

05950_photo_6_5855750409673895723.jpg

Letícia Conde
Atleta em treinamento antes da competição

O organizador do evento, Rogério Bernardes, comentou sobre a escolha de sediar a CIMTB Levorin na Universidade. "A UFOP foi o local que tinha melhores condições de organizar um evento internacional, em Ouro Preto, por diversos fatores: pela infraestrutura, pela pista, pela junção do evento com oportunidades acadêmicas etc."

Além de ser realizado na Universidade, o evento também contou com apoio de vários departamentos como: Educação Física, Engenharia de Produção, Ciências e Tecnologias de Alimentos, Artes Cênicas, Turismo, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica, Direito, Letras, Química, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Ciências da Computação, Nutrição, Estatística, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Produção, Farmácia, Museologia e Engenharia de Minas. 

Em média, 80 estudantes voluntários estiveram presentes para ajudar no evento nas áreas de controle de pista, hidratação, premiação, controle de veículos, secretaria, atendimento ao atleta, informações, etc. Segundo Rogério, esse apoio se deu por conta de a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) mostrar interesse em aproveitar a Copa Internacional de Mountain Bike para promover atividades acadêmicas de interesse de cada departamento. 

Dentre as oportunidades acadêmicas que a UFOP gerou juntamente com o evento, o Centro Desportivo (Cedufop) promoveu palestras com o médico cardiologista Christian Drumond, com um árbitro da União Ciclística Internacional e com a coordenação do Auto Atendimento Assessoria Esportiva. A professora do Cedufop, Lenice Becker Oliveira, abordou a importância do evento para os alunos de Educação Física, uma vez que eles lidaram diretamente com a preparação de atletas de ponta. "Neste final de semana, os alunos e os professores tiveram oportunidade de vivenciar uma modalidade importante que aumentou muito no cenário brasileiro. Há uma oportunidade de acompanhar os técnicos e atletas, tirar as dúvidas, questionar e perguntar. Todos só têm a ganhar." 

Outras atividades que aconteceram com apoio e colaboração dos estudantes foram a campanha de doação de sangue para conscientização, a campanha de doação de alimentos e o concurso de redação e de desenho que premiou alunos e professores de escolas municipais.

palestra_cedufop-1.jpg

Tuila Dias
Palestra com o cardiologista Christian Drumond para alunos de Educação Física

Veja também

19 Janeiro 2016

Com uma exposição curricular que mostrará um recorte de todo o aprendizado adquirido ao longo do curso de Museologia da...

Leia mais

22 Janeiro 2016

O professor da UFOP Everton Rocha Soares e a mãe Marlete Rocha Soares emergem nas histórias vividas por sua família...

Leia mais

22 Janeiro 2016

O grupo Mulheres em Chama, formado por estudantes de Artes Cênicas da Ufop, está realizando ensaios abertos como preparação para...

Leia mais

1 Fevereiro 2016

O Projeto Sou Mais Juventude solicita aos docentes da Universidade, que enviem pesquisas e trabalhos desenvolvidos sobre o vazamento de...

Leia mais