skip to content

Escola pública de João Monlevade possui maior número de alunos no Icea

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Letícia Conde

A Escola Estadual Luiz Prisco de Braga é a instituição pública que mais possui alunos no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), unidade da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em João Monlevade. Conforme dados do Registro acadêmico da UFOP, em junho de 2018, dos 885 alunos que cursaram ensino médio em escolas públicas e estudam no ICEA, 137 são alunos da Luiz Prisco de Braga. Eles estão divididos nos seguintes cursos:

Engenharia de produção: 51 alunos;
Engenharia elétrica: 37 alunos;
Engenharia da computação: 24 alunos;
Sistemas de informação: 25 alunos. 

Para o diretor da Escola Estadual Luiz Prisco de Braga, Wagner Ribeiro, essa informação é reflexo do trabalho desenvolvido pela escola e do compromisso dos alunos, professores e demais profissionais da escola. Além disso, Wagner considera que esse dado é primordial para uma escola pública estadual que enfrenta dificuldades econômicas e estruturais para funcionar. “Isso é muito importante, e cria até espaço para ter extensão da própria Universidade aqui com a gente no futuro. Acho muito importante, que [a UFOP] tenha vários programas lá [no ICEA], apesar da maioria ser na área de engenharia, mas há situações em que podem trabalhar com a gente aqui e as portas estarão sempre abertas”, ressalta. 



O diretor também disse que esses dados da Luiz Prisco de Braga comprovam que quando há um campus de uma instituição em uma cidade, há também alunos da cidade estudando. 

A Escola Estadual Luiz Prisco de Braga oferece do 6º ao 9º ano do Ensino fundamental II e do 1º ao 3º ano do Ensino médio. Atualmente, os alunos do 3º ano do ensino médio se organizam para criar um curso de pré-vestibular gratuito, no qual eles mesmos darão aulas para os demais estudantes da escola, conforme o domínio de assuntos de cada um.

Wagner disse que o sistema de avaliação também é muito importante, principalmente por haver provas bimestrais, para o ensino médio, parecidas com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ainda segundo Wagner, a média de alunos que são aprovados em universidades públicas varia de 65 a 75 alunos, por ano. Muito deles são aprovados em universidades estaduais ou federais, como a UFOP, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

ICEA -  Criado em 2002, o Instituto é fruto de uma parceria entre a UFOP e a Prefeitura Municipal de João Monlevade. O campus Possui quatro (4) cursos de graduação: Engenharia da computação, Engenharia elétrica, Engenharia de Produção e Sistemas de informação.

Para mais informações sobre os cursos da UFOP, acesse

Veja também

13 Julho 2018

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP divulga edital que regulamenta as Excursões Curriculares previstas para o período de 3...

Leia mais

12 Julho 2018

Produto final do trabalho de conclusão de curso dos estudantes Luiz Loureiro e Thiago Henrique Gomes, do curso de Jornalismo...

Leia mais

29 Junho 2018

Ainda tem dúvidas se você se enquadra na política de cotas das universidades públicas federais? Fique ligado! A Universidade Federal...

Leia mais

25 Junho 2018

O edital de seleção de projetos de tutoria para o segundo semestre letivo de 2018 da UFOP já está disponível...

Leia mais