skip to content

VI Semana de Integração recebe calouros em Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Daniel Tulher
Durante quatro dias, a VI Semana de Integração realizou várias ações culturais e discussões acadêmicas e cotidianas. O evento, que tem por objetivo recepcionar os ingressantes na UFOP, foi um espaço de compartilhamento de experiências e construção de saberes. As diversas mesas de discussão permitiram um maior conhecimento sobre a Universidade, questões sociais, e as realidades da cidade de Mariana. 

Recém-chegada ao curso de pedagogia da UFOP, Thayná Lobo fazia o curso em outra universidade. Ela avalia como positiva a Semana de Integração. “Na antiga faculdade não foi assim. Eu gostei muito da Semana da Integração porque te apresenta à Universidade, para nos familiarizar aos poucos com a nova rotina", assinala a caloura, acrescentando que assim a mudança não assusta. "Tivemos a apresentação dos veteranos, roda de conversa e bate-papo com os professores. Isso nos tranquiliza". 

Para a caloura de Administração, Ana Lúcia Guerra do Carmo, o evento é importante também pelos temas colocados em discussão. “As palestras foram muito interessantes, como a violência contra a mulher e a mulher negra na Universidade. São assuntos que precisam ser mais discutidos”. 

A veterana do 6º período de Pedagogia, Scarlet Souza, participou da recepção aos calouros do curso. Ela acredita que a semana é uma oportunidade para conhecer o leque de oportunidades que a Universidade proporciona. “Através do compartilhamento de nossas experiências, os calouros percebem que podem transitar por esse novo mundo,  se nortearem pelas possibilidades do curso e se descobrirem por meio delas”, revela Scarlet. 

A Semana de Integração é organizada pelo Programa de Educação Tutorial, PET, dos cursos do Icsa e da Pedagogia, e pelo Centro de Extensão de Mariana (CEMAR). De acordo com uma das organizadoras, Amanda Santos, embora tenha os calouros como público alvo, a programação é sempre pensada para toda a comunidade acadêmica. “Os alunos comparecem hoje pelo interesse nas discussões. Pensamos em temáticas que integrem todos os cursos. Temos o desafio da integração, prestação de serviço e, ao mesmo tempo, a descontração”, comenta. 

As atividades da VI Semana da Integração acontecem até a noite desta sexta (05). Confira a programação.
 

integracao_mariana_2.jpg

Daniel Tulher
Calouros de Letras visitam as dependências do ICHS
 
 

Veja também

16 Agosto 2017

Estão abertas as inscrições para disciplinas isoladas nos cursos de graduação da UFOP. A matrícula isolada é destinada às pessoas...

Leia mais

14 Agosto 2017

Escolher o curso de graduação é um importante momento na vida de um estudante do ensino médio. Pensando em auxiliá-lo...

Leia mais

11 Agosto 2017

A décima edição da Mostra acontecerá dia 12 de agosto, no Campus Morro do Cruzeiro. Veja a programação: 11h45 –...

Leia mais

28 Julho 2017

Justiça, resistência, paz, esperança e palavras de ordem contra a atual governabilidade no país. Essas foram algumas das expressões ditas...

Leia mais