Ir para o conteúdo

Novas negociações sobre a viabilidade de criação do Hospital Universitário

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Imagem com a palavra Reitoria em destaque
A Administração Central da UFOP, juntamente com representantes do curso de Medicina, continua as discussões com os governos federal e do estado de Minas Gerais sobre o Hospital Escola em Conselheiro Lafaiete.
 
Nova reunião nessa direção foi realizada na tarde de ontem (24), de forma remota, com representantes dessas esferas, para avaliar a possibilidade de credenciamento do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete, situado a 50 km do campus de Ouro Preto. A proposta é que a UFOP tenha seu próprio hospital, como acontece em outras universidades, por meio dessa doação, que seria administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e que depende do orçamento do Governo Federal.
 
O Governo de Minas Geais, segundo a subsecretária de Redes de Atenção à Saúde, Camila Moreira de Castro, adota o modelo de livre concorrência, mas está aberto a buscar outros caminhos, mediante manifestação da EBSERH sobre a viabilidade ou não de fazer a gestão da unidade.
 
O representante da EBSERH, Rodrigo Alves Torres Oliveira, explicou que a estatal trabalha pelo sistema de doação e que, num prazo de 60 dias, buscará preparar o relatório que irá embasar a UFOP e o próprio Governo Federal na tomada de decisão sobre a implantação do hospital, reiterando que a Empresa trabalha somente com as universidades.
 
A reitora Cláudia Marliére disse aguardar esse documento para prospectar a viabilidade financeira e dar sequência ao processo, caso o estado de Minas Gerais faça a transferência do patrimônio para a Universidade. O diretor da Escola de Medicina (Emed), professor Iure Kalinine Ferraz de Souza, destacou a necessidade de as negociações continuarem, uma vez que já foram iniciadas, principalmente levando-se em consideração a oportunidade e a importância que o empreendimento tem para a UFOP e região.
 
REPRESENTAÇÕES - No encontro, também estiveram presentes, por parte da UFOP, o vice-reitor, Hermínio Arias Nalini Júnior, o pró-reitor de Planejamento, Eleonardo Lucas Pereira, a vice-diretora da Emed, professora Keila Deslandes, e os professores Eduardo Ângelo Braga e Fausto Pimenta.
 
Pelo Ministério da Educação, participou a secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho e, representando o Governo de Minas Gerais, esteve presente também a assessora técnica do governador e vice-governador, Ida Caroline Nosseis Riquetti.  Vários convidados estiveram na reunião, entre eles o ex-ministo da Saúde José Agenor Álvares da Silva.
 
 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais