Ir para o conteúdo

Ouvidoria Feminina da UFOP conquista prêmio do MEC

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A Ouvidoria Feminina conquistou uma premiação no 1º Concurso Boas Práticas, do Ministério da Educação (MEC). Concorrendo na categoria "Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria", o órgão ficou em primeiro lugar entre seis participantes.
 
Apenas os dois primeiros colocados de cada categoria vão receber prêmios. Assim, além da Ouvidoria Feminina da UFOP, a Ouvidoria Integrada para uma Atuação Participativa, Inclusiva e Acolhedora, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, também será contemplada.
 
O Concurso Boas Práticas é uma realização do MEC para estimular, reconhecer e premiar ações desempenhadas por órgãos e entidades que promovam iniciativas de aprimoramento da governança e da integridade no âmbito do Ministério e de suas entidades vinculadas. Outras categorias do concurso avaliaram integridade pública, transparência ativa e passiva, controles internos administrativos, gestão de riscos, atividade correcional, participação social e auditoria interna.
 
A premiação aos vencedores será realizada na cerimônia de abertura do 1º Seminário Anual de Controle Interno (SACI) do MEC, em 28 de novembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
 
OUVIDORIA FEMININA - A Ouvidoria é o órgão oficial da UFOP que atua no recebimento de denúncias de violência às mulheres e surgiu em função do aumento de casos de violência relatados na Universidade, que tornou necessária a criação de um órgão oficial de amparo às mulheres no âmbito acadêmico. Sua atuação, no entanto, não se restringe ao âmbito da UFOP. Mulheres da comunidade de Ouro Preto e região, além de pessoas LGBTQUIAP+, também podem contar com a assistência da Ouvidoria Feminina. Ela atua no exame, no relato, na prestação de atendimento jurídico e na formalização de denúncias à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prace) ou à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Também auxilia na formulação de denúncias e de representações no âmbito criminal para mulheres em situação de violência.
 
A ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos pelo Fala.BR, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação. 
 
Saiba mais sobre a Ouvidoria Feminina.
 

 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais